Blog

10/08/2017

Corrida de rua: conheça 6 fatos importantes

Dicas BHRace

A corrida é uma das atividades físicas mais antigas que existem. É um ato de sobrevivência humana transformado em competição para que os homens possam superar os seus limites.

Hoje, ela faz parte do cotidiano de muitos brasileiros, seja para aqueles que buscam melhor qualidade de vida, ou para quem procura o esporte como hobby em uma corrida de rua.

Ao longo de milhares de anos, as corridas evoluíram, e em sua história existem várias curiosidades. Aqui apresentamos seis delas:

 

  1. O homem mais rápido do mundo

 

Enquanto as corridas de tiro curto são dominadas por jamaicanos, como Asafa Powel e Usain Bolt, nas provas mais longas e que exigem alta resistência, predominam os atletas quenianos.

É de Wilson Kipsang o título de homem mais rápido do mundo quando o quesito é provas longas. O queniano estabeleceu o recorde de 2h3m23s ao correr a Maratona de Berlim, em 2013.

A prova alemã é uma das mais tradicionais do calendário de corridas e é muito usada para a  quebra de recordes, pois o seu trajeto é predominantemente plano.

 

  1. Calorias gastas em uma maratona

 

Correr os 42.195 metros de uma maratona já foi considerado o limite máximo de um ser humano. Hoje em dia, isso foi superado por provas como o IronMan, que testam o corpo em condições extremas.

Ainda assim, correr uma maratona é algo extremamente desgastante. Tanto que, em média, o gasto calórico fica em torno de 2.500 calorias em uma prova.

Isso significa que, em 42 quilômetros, consome-se uma quantidade superior ao gasto médio diário de calorias em um dia comum.

 

  1. O suor de um maratonista

 

Durante uma prova, é comum vermos um atleta se reidratar algumas vezes, ao passar pelos postos de hidratação.

Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que, durante a corrida, um atleta chega a perder entre 1 a 2 litros de água por hora de prova.

Isso, ao final de uma etapa, pode significar 3 a 4 quilos a menos no corpo, ou seja, mesmo com ingestão de líquidos constante durante o trajeto, ao final da prova é necessário planejar a reidratação com cuidado.

 

  1. A prova mais longa do mundo

 

A Maratona de Sables, disputada no deserto do Saara, no Marrocos, é a prova mais longa do mundo, com 250 quilômetros percorridos em seis dias.

O trajeto é realizado no maior deserto do mundo, sob temperaturas que variam de 0 a 50ºC.

 

  1. O auge de um maratonista

 

Após estudos de cientistas na maratona de Nova York, detectou-se que uma corredora atinge o seu auge aos 29 anos, e um corredor, aos 27.

Cada ano de juventude a mais pode significar uma corrida 4% mais lenta. Cada ano mais velho significa 2% mais devagar.

 

  1. O calendário nobre da maratona

 

A World Major Marathon Series é o calendário nobre das maratonas. É uma competição paralela que premia o vencedor das etapas mais tradicionais do calendário. São elas as maratonas de:

Berlim;

Boston;

Chicago;

Londres;

Nova York.

 

Qual curiosidade você achou mais interessante? Conhece alguma outra envolvendo corrida de rua? Participe e conte para a gente nos comentários deste post!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.