Blog

18/07/2017

Corrida para iniciantes

Coluna do treinador

Correr é um exercício super democrático. Não exige um grande investimento, você pode fazer a qualquer momento e abrange desde os profissionais do esporte até os sedentários que estão iniciando agora.

Mas para essa turma que não está na ativa e quer começar a correr muito de uma vez, certos cuidados são necessários.

 

CUIDADO COM SEU PESO

Primeiramente, devemos levar em consideração sua massa corporal. Se você se enquadra em um patamar de obesidade ou percebe que tem alguns quilogramas a mais, tenha cautela.

O seu sobrepeso pode gerar um sobrecarga enorme para suas articulações do quadril e joelho. Sua estrutura óssea e muscular ainda não está pronta para receber todo impacto que o seu peso causa por um tempo prolongado.

Uma alternativa é alternar momentos de caminhada com corrida para que a sobrecarga não fique demasiadamente alta.

 

NÃO FAÇA SEMPRE O MESMO TREINO

Não devemos ficar correndo a mesma distância em todos os nossos treinos.

O seu corpo se adapta a um estímulo inicial mas em um determinado momento este estímulo para de ter efeito. Assim, é necessário aumentar a distância, duração ou a velocidade de seus treinos.

Fazer treinos em locais com subida e descida também podem ser um estímulo a mais para você.

 

TREINAR TODOS OS DIAS PODE SER UM ERRO

Algo muito importante para quem está começando agora é o descanso. O seu corpo precisa recuperar e ele pede por isso.

Sair correndo todos os dias pode não dar ao seu corpo tempo suficiente para ele recuperar e adaptar à corrida. Assim, sua chance de ter lesões aumentam exponencialmente.

Dar intervalos de no mínimo um dia é importante para que seu corpo possa reagir de maneira adequada e você possa progredir com os treinos.

 

MANEIRE NA VELOCIDADE

Se você está começando agora e já quer correr muito rápido, a chance de não conseguir completar seu treino é alta. Devemos maneirar na intensidade para que possamos fazer um exercício prolongado.

Se você começar muito rápido, na certa irá sentir os efeitos desse início veloz no meio do treino e será necessário fazer uma pausa ou caminhar para completar a distância programada.

 

FORTALEÇA SEUS MÚSCULOS

Fortalecer a musculatura também é muito importante para todo corredor, em especial, você que está começando agora.

A corrida gera muito impacto, então ter uma musculatura preparada é fundamental. Exercícios para fortalecer o abdômen e os glúteos são importantíssimos. Você pode fazer em casa ou em uma academia.

Se você está louco para começar a correr, tenha cautela para não queimar a largada. Procure um profissional de educação física.

Ele é a pessoa indicada para planejar e controlar seus treinos de corrida, dando estímulo e recuperação adequados para seu corpo e orientando sua parte técnica para um melhor desempenho.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.