Blog

13/07/2017

Treinar ouvindo música melhora o desempenho?

Coluna do treinador

 

A música tem um grande poder em nossa mente e ela na certa pode influenciar o nosso desempenho esportivo.

 

Ainda mais se essa música tiver uma batida contínua e que esteja em sincronia com seus movimentos.

 

A música pode agir tanto em sua capacidade cognitiva quanto em sua capacidade física, melhorando sua autoestima e confiança e desviando o foco da fadiga gerada pelo exercício.

 

Além disso, a música pode auxiliar na mentalização de bons resultados futuros.

 

Atletas que ouvem música durante os treinos se imaginam ganhando provas ou quebrando recordes.

 

Em esportes que não se pode ouvir música durante a competição, por exemplo, ouvir antes da prova pode ajudar muito na concentração.

 

Michael Phelps, multicampeão de natação, bateu seu primeiro recorde mundial em uma prova na qual ouviu música antes de cair na água: “Naquele dia, percebi que estava diferente na piscina. A música deixou-me muito ativado, não pensei em mais nada a não ser em nadar”.

 

 Paula Radcliffe, recordista da maratona feminina é adepta da música durante os treinamentos e diz que ajuda a diminuir a monotonia dos treinos: “A música é muito útil para quebrar a monotonia, principalmente quando tenho que fazer exercícios de fortalecimento na academia”.

 

Um caso famoso é o do fundista etíope Haile Gebrselassie, considerado por muitos o melhor corredor de todos os tempos.

 

Haile é bicampeão olímpico e tetracampeão mundial dos 10.000m e tricampeão mundial dos 3.000m. Além disto, já quebrou o recorde mundial de meia-maratona e maratona.

 

“A música me motiva e faz eu correr mais rápido”. Neste caso, Haile foi impulsionado pela música “Scatman” (clique aqui para ouvir) e diz que essa melodia tem o ritmo perfeito para correr.

 

MAS AFINAL, QUAL A MELHOR MÚSICA?

 

Para Haile, a música “Scatman” é a ideal. Músicas acima de 120bpm já são consideradas boas para aumentar o desempenho.

 

Se você é um corredor e quer sincronizar as batidas da música com a sua cadência de corrida, músicas com uma batida por minuto próxima ao seu número de passos por minuto é o ideal.

 

Já vimos que profissionais correm a aproximadamente 180 passos por minuto, então músicas com uma batida próxima a 180bpm são as melhoras para sincronizar sua cadência de passos com o som do seu headphone ou do seu ambiente de treinamento.

 

A BHRace está com uma super novidade. Agora temos o nosso canal no Spotify e em breve teremos playlists direcionadas para a sua cadência de corrida.

 

Se você quiser indicar uma música para estar em nossa playlist, é só comentar abaixo. Siga-nos: bhracemusic.

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.