Blog

11/07/2017

Tudo que você precisa saber sobre cadência de corrida

Coluna do treinador
  • O que é cadência?

Cadência é a quantidade de passos que você dá durante um determinado intervalo de tempo. Geralmente, definimos este intervalo como um minuto.

Podemos dizer que a cadência de corrida é o número de passos que você dá em um minuto.

 

  • Como calcular a minha cadência?

Alguns relógios e pulseiras monitoram a sua cadência de corrida e em alguns casos apresenta este dado de maneira instantânea.

Se o seu dispositivo não conta com essa tecnologia, não se preocupe, pois pode-se verificar sua cadência de maneira bem simples: Basta contar o número de vezes que seu pé direito toca o chão enquanto você corre na sua velocidade habitual durante um minuto.

Agora é só multiplicar por 2 (referente ao seu pé esquerdo) e você terá o seu valor de cadência em passos por minuto.

 

  • Existe um valor de cadência considerado ideal?

O valor de cadência é individual, e fatores morfológicos, como o cumprimento de seu membro inferior, pode influenciar no seu valor.

Estudos mostram que corredores profissionais de longas distâncias dão em média 180 passos por minuto, sendo este considerado um valor próximo ao ideal.

 

  • Cadência é o mesmo que velocidade?

Não! A velocidade é a distância percorrida em função do tempo.Uma pessoa que corre em um pace de 5’/km (uma velocidade de 12km/h) pode fazer com uma cadência baixa ou alta.

Se ela corre a 12km/h com uma passada mais ampla, ela terá um menor número de contatos com o chão. Assim, ela irá ter uma cadência mais baixa.

Por outro lado, se ela corre a 12km/h com uma passada mais curta, ela terá mais contatos com o solo. Assim, ela irá ter uma cadência mais alta.

 

  • Por que monitorar a cadência?

Correr em uma cadência maior faz com que tenhamos um melhor movimento, do ponto de vista biomecânico.

Existe uma menor sobrecarga nas articulações do membro inferior, pois ao correr desta forma, aterrissamos mais próximo à linha do tronco e diminuímos a duração da fase de voo a cada passo.

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.