Blog

15/06/2017

Dicas de como manter a motivação na corrida

Dicas BHRace

Ter motivação na corrida não é fácil, afinal como encontrar um equilíbrio com seu trabalho, família, estudos, etc e se manter motivado a cumprir sua planilha de treinos?

Para que você consiga a motivação adequada para o seu treinamento listei algumas dicas que se forem bem feitas, não faltará motivação. São elas:

 

METAS BEM DEFINIDAS PARA O ANO

Se você não é atleta profissional e  não vive dos resultados com a corrida, estabelecer metas irá te ajudar no planejamento do seu ciclo de treinamento, que é essencial para sua evolução na corrida.

A partir do momento que você alcança suas metas e consegue ver sua evolução, a sua motivação na corrida aumenta, ficando mais fácil se manter motivado.

Tenha uma lista com todas as provas que algum dia deseja completar, e a cada ano selecione algumas como metas para completar no próximo ano, com o cuidado de garantir intervalos mínimos para recuperação entre as provas.

Depois que você fez a lista, comece a pensar nas férias para encaixar algum evento de corrida durante a permanência em algum local que estiver a passeio.

Um bom momento para começar a se planejar é no inicio de cada ano, em que as pessoas colocam metas e objetivos para alcançar até o término do ano.

O inicio de ano é sempre um momento propício para se questionar o que almeja fazer e conquistar até o final dele.

Claro que critérios diversos podem ser usados como: correr uma determinada prova ou distância até o fim do ano, perder gordura/ganhar massa magra, melhorar indicadores de saúde a níveis ideais para minha faixa etária/sexo, etc.

Quanto mais mensurável esta meta e devidamente agendada, melhor!

 

DIVERSIFICAÇÃO NOS TREINOS

A corrida pode ser um esporte individual ou coletivo em função do gosto do atleta.

Justamente nesta variedade de treinos da semana – longo, velocidade, fartlek, etc – que é possível correr acompanhado e usufruir de um bom bate papo no caso de regenerativos.

É possível também curtir sua própria companhia sem ver o tempo passar num treino longo de final de semana.

Já os treinos de velocidade, são mais difíceis de conciliar com treinos de outros atletas pois cada um tem um ritmo próprio de corrida.

Neste caso o melhor que você faz é focar nos seus objetivos e metas traçadas anteriormente que no final de sua corrida a companhia fica em segundo plano.

Com o treinamento Fartlek é possível correr parcialmente acompanhado, combinando sua intensidade leve com o de um corredor mais novato ou uma intensidade forte com um veterano.

Outras variáveis muito interessantes são:

  • Variados percursos num mesmo local de treino (no Belvedere, por exemplo, temos trechos conhecidos e alguns patenteados por atletas BHRace de 2k, 5k e 8k)
  •  Treinos diferentes na região como Retiro das pedras ou provas com novos percursos
  • Revezamentos como Volta a Ilha em Floripa ou Revezamentos na distância de maratona (pão de açúcar) etc.

 

EQUILÍBRIO

Não se pode esperar que tudo funcione harmonicamente na vida para se tornar a pessoa que sempre quis ser nos esportes.

Por mais repetitivas que  sejam as publicações de motivação nas redes sociais, muitas são coerentes no ponto de nos alertar que o dia perfeito nunca chegará.

Consistência no treino vale mais do que treinos isolados com o pace “perfeito”, pois é ao longo de uma sequência de treinos que você desenvolve sua técnica, melhora sua performance e trabalha mais sua motivação mesmo nos dias nem tão incríveis.

É importante aceitar que naquela fase que o trabalho te exige mais dedicação fora do horário normal, seus treinos não vão ser cumpridas com a maestria como nas fases de menor demanda de trabalho.

Isso tudo pode ser conciliado com sua planilha de treinos montada pelo seu treinador e novas definições de metas.

Para uma prova ou treino, sempre mentalize qual tempo ou pace numa condição boa (plano A), quais metas são factíveis para aquele dia com imprevisto (plano B).

A medida que as coisas vão acontecendo, você pode analisar e ir negociando a melhor alternativa.

Na prática é cada um criar condições mais propícias para manter sua dedicação à corrida e lidar de maneira saudável com os imprevistos da vida sem entrar num espiral sem fim de desculpas (chuva, a indisposição do ciclo menstrual, a exaustão mental após um dia tenso no trabalho).

Tenha sempre estratégias e abordagens criativas de como vai lidar com as diversas situações, planeje suas metas e conte com seus amigos, percursos novos para se manter motivado em uma corrida!

 

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.


Deixe seu email e receba nossa news