Blog

24/05/2017

Corrida na chuva: cuidados que você precisa ter

Dicas BHRace

Você sabe os cuidados que precisa ter para encarar uma corrida na chuva? Quem possui uma rotina de treinamento, seja ela no início ou no auge, não quer deixar de colocá-la em prática só porque está chovendo. A boa notícia é que sim, é possível correr com segurança na chuva e manter o plano de treinos. Contudo, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que não ocorram acidentes durante o deslocamento.

Para ajudar nessa missão, criamos esse post onde mostraremos os cuidados que você precisa ter para driblar a chuva e continuar correndo, seja qual for a previsão do tempo. Vamos lá?

Escolha um piso seguro

O chão molhado contribui para que ocorram quedas, por isso o piso deve ser escolhido com cuidado. Evite lugares que tenham o chão irregular ou com grandes inclinações, pois há um risco maior de queda tanto na subida, como na descida.

Prefira correr onde não tenham árvores, pois a queda das folhas e flores, somadas ao chão molhado, podem gerar escorregões. Além disso, há chances de que os galhos caiam, aumentando o risco de acidentes.

Caso se depare com poças na via, procure sempre desviar, pois dentro podem haver buracos.

Invista em um bom tênis

O tênis é um dos acessórios mais importantes para o corredor. Caso a tempo esteja instável ou ocorram muitos dias de chuva no local que se costuma correr, é preciso investir em um tênis que tenha boa drenagem, para que não fique pesado. Tênis específicos para correr em trilhas costumam ser impermeáveis e por isso uma boa opção para treinos na chuva.

Acerte no vestuário

Evite roupas de algodão, pois elas absorvem a água e ficam muito pesadas. Prefira as que possuem tecnologia dry fit ou que tenham tecido sintético.

Meias de algodão também devem ser riscadas do traje em caso de chuva, pois aumentam as chances de aparecerem bolhas nos pés. Por isso, escolha um tecido fino.

Lembre-se, o boné também é de grande ajuda para proteger o rosto da chuva, então utilize um bem confortável.

Mantenha o corpo hidratado

Muitas pessoas acham que por estar chovendo não há grande risco de desidratação, com isso acabam esquecendo de ingerir líquido suficiente durante a corrida. Contudo, mesmo em temperaturas instáveis, o corpo perde líquidos, que precisam ser repostos.

Caso utilize casacos impermeáveis, certifique-se que possuem algum tipo de ventilação, caso contrário podem favorecer a desidratação.

Evite corrida na chuva em caso de raios e tempestades

É preciso estar atento aos sinais do tempo. Não é aconselhada a corrida na chuva em caso de tempestades com raios, principalmente se o treino for realizado em lugares que possuam muitas árvores, como parques ou pistas de corrida.

Trovões e relâmpagos constantes no céu são sinais de alerta. Portante cuidado, esteja sempre atento!

Não é qualquer chuvinha que vai parar a sua rotina de treinamento, não é mesmo? Seguindo as dicas acima, com certeza a corrida acontecerá de maneira segura e sem riscos.

Não se esqueça de tirar a roupa molhada e tomar um banho quente, imediatamente após o treino. Lembre-se também de cuidar da alimentação, para que a imunidade esteja alta e a corrida não provoque resfriados.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar para que a sua corrida na chuva seja um sucesso, compartilhe o post em suas redes sociais e deixe que seus amigos também descubram. Quem sabe você não arruma uma companhia?

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.