Blog

04/05/2017

Como o nosso metabolismo influencia na perda de peso?

Coluna do treinador

Provavelmente você já ouviu falar que algumas pessoas tem o metabolismo mais acelerado e outras um metabolismo mais lento, mas afinal, o que é metabolismo e o que isso interfere se eu quiser perder peso.

 

Mas o que é metabolismo?

 

O metabolismo é um conjunto de processos quimicos que ocorre dentro do nosso organismo e envolve tarefas como a respiração e a digestão.

Estes processos consomem energia e o mínimo de energia que o nosso organismo precisa para sobreviver em repouso é chamado de taxa de metabolismo basal.

Uma taxa de metabolismo basal pequena é sinônimo de um metabolismo mais lento, significando que seu organismo não consome muitas calorias para se manter estável.

Uma taxa de metabolismo basal alta é sinônimo de um metabolismo acelerado, mostrando que seu organismo gasta muitas calorias mesmo sem você fazer muito esforço.

Fatores que influenciam a taxa do metabolismo basal

 

Esta taxa pode variar de acordo com a idade, o gênero, o peso atual e alguns fatores genéticos. Ela também varia com o seu percentual de gordura e massa muscular.

Quem tem mais músculos tende a ter uma taxa metabólica basal maior do que alguém que tem mais gorduras no corpo.

Mas não pense que, se você tem um metabolismo mais lento, terá mais dificuldade para emagrecer. Na verdade, a falta de exercícios aliado a uma alimentação desregrada é que são os culpados pelo excesso de peso.

A culpa não é do metabolismo lento!

É verdade que existem alguns alimentos que podem acelerar o nosso metabolismo, como café, chás, pimentas, canela e gengibre, entretanto a maneira mais gostosa de manter seu metabolismo acelerado é através de atividade física.

Balanço calórico

 

O importante é controlar a energia que você ingere, através de uma dieta balanceada e controle calórico, o quanto de energia que você gasta, através de exercícios físicos e atividades do seu cotidiano.

Apresentando um balanço calórico negativo, ou seja, queimando mais calorias do que você ingere, é certeza de que você atingirá aquela perda de peso ou redução de gorduras, de maneira saudável.

A BHRace conta com treinadores capacitados pra te incentivar e planejar suas atividades físicas fazendo com que você chegue ao peso desejado de maneira saudável conciliando sua rotina de treinos com um acompanhamento nutricional, otimizando seus resultado.

Venha treinar conosco!

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] dos vários tipos de benefícios que eles oferecem para o seu corpo, como a regulação do metabolismo, e viver de uma forma […]

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.