Blog

30/03/2017

É verdade que ingerir muita bebida alcoólica engorda?

Coluna do treinador, Nutrição

“Não deve engordar porque não tem açúcar…”

Então, muita gente pensa que por não ser gordura, nem açúcar, o álcool não engorda. Porém essa visão é completamente errada, pois o álcool é muito calórico.

E aqui vamos explicar o porque o consumo em excesso destas bebidas pode nos engordar.

O etanol consumido através das bebidas acaba virando Acetil-CoA, que é um composto chave no metabolismo das células do nosso organismo.

A partir daí, o seu corpo prioriza metabolizar o álcool ao invés de outros nutrientes ingeridos na alimentação, como gordura e açúcares, por exemplo.

O pior é que estes nutrientes oriundos da alimentação, não vão ser queimados, ficando assim, armazenados em nosso corpo no formato de gordura corporal.

Outro fato importante é que o álcool desregula os níveis hormonais.

Ele faz com que nosso corpo produza menos testosterona, que é um hormônio anabólico, importante para o crescimento muscular e aumenta os níveis de cortisol, que é um hormônio catabólico, fazendo o organismo se concentrar na obtenção de energia.

“Mas já ouvi dizer que o álcool faz bem pro coração…”

Até certo ponto, sim! Um consumo moderado pode trazer grandes benefícios a saúde, até a diminuição da circunferência abdominal.

Uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça são os limites diários para um ser humano adulto. Porém, estes benefícios estão associados a um estilo de vida saudável.

Não basta beber uma dose pequena todo dia esperando que tudo irá se resolver. É necessário sair do sedentarismo e se manter ativo fisicamente.

Assim, você está liberado para tomar um drinque quando lhe for conveniente sem a preocupação de que este irá se transformar completamente em gordura corporal.

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.