Blog

28/03/2017

5 músculos mais acionados durante a corrida

Dicas BHRace

A prática da corrida é um dos melhores exercícios para manter a saúde em dia. Ela consegue movimentar boa parte do corpo, ajudando a perder medidas, melhorando o sistema cardiorrespiratório e cuidando também da sua saúde mental. Nada melhor do que uma corrida para te deixar mais leve no resto do dia.

Um outro excelente benefício que esse tipo de exercício físico consegue proporcionar é o fortalecimento muscular. Veja que não estou falando de hipertrofia ou ganho de massa e sim de deixar a musculatura mais definida e rígida.

Vejamos agora quais são os músculos mais acionados por essa prática esportiva.

1. Glúteo máximo

Esse músculo é um dos quais nos permite correr, ele nos impulsiona durante a corrida. Suas funções principais são realizar a rotação lateral e extensão do quadril.

Além do mais, pode até não parecer, mas o glúteo máximo e a panturrilha trabalham em conjunto. Assim, quando o glúteo não está em boa forma, a panturrilha precisa trabalhar dobrado, ou seja, pelos dois.

2. Quadríceps

O quadríceps é, na verdade, um grupo muscular formado por 4 músculos: o reto femoral, o vasto lateral, o vasto intermédio e o vasto medial. Ele fica localizado na parte anterior da coxa e envolve completamente o fêmur. Esses músculos tem as seguintes funções:

  • Extensão do joelho;
  • Flexão do quadril;
  • Rotação medial;
  • Rotação lateral;

Se você quer ter melhor desempenho na sua corrida, o fortalecimento de quadríceps é uma das soluções. O ideal é consultar um profissional para que ele te informe quais são os melhores exercícios visando essa finalidade.

3. Panturrilha

A panturrilha é formada por três músculos superficiais: o gastrocnêmio, que é o maior, o solear e o plantar delgado. Profundamente, temos o poplíteo, tibial posterior, flexor longo dos dedos e o flexor longo do hálux. Cada um deles possui uma função específica das quais citarei as principais:

  • Gastrocnêmio: realiza a flexão plantar do tornozelo e flete o joelho;
  • Sóleo: faz a flexão plantar do tornozelo;
  • Plantar delgado: ajuda o movimento do tríceps sural, é uma musculatura acessória;

Além do glúteo máximo, os músculos da panturrilha ajudam a impulsionar o corpo para frente, portanto, se você quer aumentar o ritmo, tenha uma boa panturrilha.

4. Isquiotibiais

Eles, junto com a panturrilha, fazem parte do grupo muscular que fica na região posterior da coxa. É formado pelo semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral. Eles possuem uma ação direta no quadril realizando a extensão em relação ao corpo.

5. Bíceps e deltoide

Apesar de fazer parte dos membros superiores, o bíceps têm papel importante na corrida. Ele realiza duas ações: a flexão do cotovelo e do ombro e também a supinação do antebraço. Já o deltoide se divide em porção anterior, medial e posterior e ajuda na estabilização do ombro.

Como a posição dos braços está diretamente relacionada a uma boa postura durante a corrida, não é de se espantar que eles também sejam solicitados durante esse exercício. Os braços devem ficar sempre fletidos, com cotovelos em 90º e alternando com as pernas.

Para melhorar a sua prática de corrida, quais músculos você costuma fortalecer? Conte pra gente!


Deixe seu email e receba nossa news