Blog

28/03/2017

5 músculos mais acionados durante a corrida

Dicas BHRace

A prática da corrida é um dos melhores exercícios para manter a saúde em dia. Ela consegue movimentar boa parte do corpo, ajudando a perder medidas, melhorando o sistema cardiorrespiratório e cuidando também da sua saúde mental. Nada melhor do que uma corrida para te deixar mais leve no resto do dia.

Um outro excelente benefício que esse tipo de exercício físico consegue proporcionar é o fortalecimento muscular. Veja que não estou falando de hipertrofia ou ganho de massa e sim de deixar a musculatura mais definida e rígida.

Vejamos agora quais são os músculos mais acionados por essa prática esportiva.

1. Glúteo máximo

Esse músculo é um dos quais nos permite correr, ele nos impulsiona durante a corrida. Suas funções principais são realizar a rotação lateral e extensão do quadril.

Além do mais, pode até não parecer, mas o glúteo máximo e a panturrilha trabalham em conjunto. Assim, quando o glúteo não está em boa forma, a panturrilha precisa trabalhar dobrado, ou seja, pelos dois.

2. Quadríceps

O quadríceps é, na verdade, um grupo muscular formado por 4 músculos: o reto femoral, o vasto lateral, o vasto intermédio e o vasto medial. Ele fica localizado na parte anterior da coxa e envolve completamente o fêmur. Esses músculos tem as seguintes funções:

  • Extensão do joelho;
  • Flexão do quadril;
  • Rotação medial;
  • Rotação lateral;

Se você quer ter melhor desempenho na sua corrida, o fortalecimento de quadríceps é uma das soluções. O ideal é consultar um profissional para que ele te informe quais são os melhores exercícios visando essa finalidade.

3. Panturrilha

A panturrilha é formada por três músculos superficiais: o gastrocnêmio, que é o maior, o solear e o plantar delgado. Profundamente, temos o poplíteo, tibial posterior, flexor longo dos dedos e o flexor longo do hálux. Cada um deles possui uma função específica das quais citarei as principais:

  • Gastrocnêmio: realiza a flexão plantar do tornozelo e flete o joelho;
  • Sóleo: faz a flexão plantar do tornozelo;
  • Plantar delgado: ajuda o movimento do tríceps sural, é uma musculatura acessória;

Além do glúteo máximo, os músculos da panturrilha ajudam a impulsionar o corpo para frente, portanto, se você quer aumentar o ritmo, tenha uma boa panturrilha.

4. Isquiotibiais

Eles, junto com a panturrilha, fazem parte do grupo muscular que fica na região posterior da coxa. É formado pelo semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral. Eles possuem uma ação direta no quadril realizando a extensão em relação ao corpo.

5. Bíceps e deltoide

Apesar de fazer parte dos membros superiores, o bíceps têm papel importante na corrida. Ele realiza duas ações: a flexão do cotovelo e do ombro e também a supinação do antebraço. Já o deltoide se divide em porção anterior, medial e posterior e ajuda na estabilização do ombro.

Como a posição dos braços está diretamente relacionada a uma boa postura durante a corrida, não é de se espantar que eles também sejam solicitados durante esse exercício. Os braços devem ficar sempre fletidos, com cotovelos em 90º e alternando com as pernas.

Para melhorar a sua prática de corrida, quais músculos você costuma fortalecer? Conte pra gente!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
9 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Germano Lopez
4 anos atrás

Este artigo es simplesmente incrivel! Muito obrigado! Gratidao!

Com a maxima eficiencia de detalhes e informaçoes!

Thank you very much!

fabio
fabio
4 anos atrás

acho que está excelente, mas analisando os movimentos, na minha opinião (construtiva) é que deveriam incluir a musculatura do Core!

mas da uma base fantástica este artigo. Obrigado!

glau
glau
4 anos atrás

quais os principais ossos utilizados na corrida????
desde já agradeço!

bhrace
4 anos atrás
Reply to  glau

Todos os ossos do corpo são importantes no movimento da corrida. Femur, Fíbula e Tíbia podem ser considerados como os principais, mas não podemos esquecer do quadril, coluna e crãnio.

Flávio
Flávio
3 anos atrás

Parabéns pelo artigo, está fantástico!!

Rafael eu
Rafael eu
2 anos atrás

Quais ossos ajudam na corrida?

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás
Reply to  Rafael eu

Importante é ter uma estrutura óssea e muscular fortalecida para suportar a sobrecarga da corrida.

Thiago
Thiago
1 ano atrás

Qual nome do musculo ou qual a parte do joelho responsável pelo arranque na hora da corrida ?

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás
Reply to  Thiago

Creio que está falando do quadríceps femoral!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.