Blog

10/02/2017

Consulta com um nutricionista: vale a pena?

Nutrição

A consulta com nutricionista vai muito além da indicação de dietas. A atuação desse profissional tem crescido bastante devido a demanda exigente de clientes que buscam por uma alimentação saudável associada a prática de exercícios físicos.

O nutricionista tem se especializado cada vez mais para atender um nicho específico de praticantes de esportes, indivíduos que buscam uma definição dos músculos, crianças e adultos com restrições alimentares dentre outras situações.

Os benefícios de um acompanhamento nutricional podem ser mensurados através da melhora da disposição para atividades diárias, aumento da capacidade física e funcional e adequação alimentar ao perfil do paciente..

Esse profissional também deve adequar suas orientações ao ritmo e rotina de cada paciente, ou seja, a personalização da terapia nutricional. Para alguns a proposta de elaborar as próprias refeições pode ser interessante enquanto outros preferem utilizar produtos saudáveis (tipo snacks) que apresentam valor nutricional adequado, podem saciar a fome e não desequilibram o regime terapêutico proposto.

Por isso, nesse post de hoje, abordaremos as vantagens de um acompanhamento clínico nutricional e quais são as principais atribuições desse profissional. Veja a seguir!

Acompanhamento no processo de reeducação alimentar

O nutricionista é o profissional responsável por modificar os hábitos alimentares dos indivíduos. Esse profissional irá fazer uma reeducação alimentar que consiste na mudança permanente nas atitudes relacionadas à alimentação.

Inicialmente o paciente será submetido a uma consulta com nutricionista e irá relatar detalhadamente a rotina alimentar considerando os horários, os tipos de alimentos consumidos e o intervalo entre as refeições.

Depois dessa anamnese inicial e juntamente com dados laboratoriais poderá orientar a inclusão de nutrientes essenciais ou a substituição de outros compostos não saudáveis. Em seguida estabelecerá metas de redução de peso conforme as recomendações clínicas

Melhora no desempenho da prática de esportes

O nutricionista que direciona seu campo de atuação para a prática de esportes fará uma avaliação do indivíduo considerando além dos hábitos alimentares a meta de fortalecimento muscular.

Para tanto, após a anamnese inicial poderá instituir alimentos ou suplementos que são indicados para treinamento aeróbico (corridas, esportes coletivos, etc) ou anaeróbico, a quantidade recomendada e as principais substituições.

Tratamento alimentar para doenças crônicas

Aliado ao tratamento medicamentoso de doenças crônicas é fundamental o acompanhamento clínico de um nutricionista. Esse profissional saberá orientar e intervir na dieta de pacientes com hipertensão, diabetes e disfunção da tireoide, dentre outras.

Para os pacientes hipertensos, é dever de o nutricionista recomendar uma dieta restritiva em cloreto de sódio presente no sal de cozinha e tempero prontos assim como demonstrar que é possível degustar um alimento sem a adição de conservantes, gorduras e muitos carboidratos simples.

Avaliação de pacientes com intolerância alimentar

Os sintomas começam com diarreia forte e fétida e os recém-nascidos choram compulsivamente. Esses podem ser sintomas de uma intolerância alimentar.

O nutricionista fará juntamente com outros profissionais o diagnóstico da intolerância a lactose, glúten, cacau e outros alimentos de difícil absorção. Em seguida orientará a criança e a família no sentido de sempre incluir todos na instituição de melhorias alimentares.

A consulta com nutricionista é vista atualmente como importante e necessária para diversos segmentos. Esse profissional pode atuar na reeducação alimentar, orientação nutricional para prática de esportes, acompanhamento de doenças crônicas e pacientes com intolerância alimentarem.

E você, já se consultou com um nutricionista? Quais foram suas percepções sobre as orientações? Achou as recomendações válidas e pertinentes? Conte sua experiência nos comentários e contribua para a nossa reflexão.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.