Blog

08/02/2017

Liberação Miofascial: Corredor precisa fazer?

Coluna do treinador

A resposta é sim!

 

O que é liberação miofascial?

A liberação miofascial é um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o objetivo de se ter uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia, que é uma lâmina de tecido conjuntivo que reveste a musculatura. A expressão Liberação Miofascial é assim denominada pois ela “libera” o músculo (mio) da fáscia que o reveste.

Em uma situação em que a fáscia está bastante aderida à musculatura, temos um menor grau de liberdade de movimentos, maior probabilidade de termos pontos de tensão (trigger points) no músculo e até podemos sentir algumas dores que nos incomodam constantemente.

 

Como fazer?

Essa liberação pode ser feita de modo bem simples através de rolos, bolar ou sticks próprios para esse fim. Existem outras maneiras, utilizando ventosas ou massagens, por exemplo. Este processo pode ser doloroso, visto que realmente pressiona a musculatura, porém é uma dor que trará seus benefícios logo em sequência, pois diminui os pontos de tensão e melhora a circulação no músculo liberado. Um músculo com menos tensão terá, na certa, um melhor desempenho de força, flexibilidade e coordenação.

 

Onde fazer ?

Dependendo do esporte que você pratica, esses pontos de tensão estarão mais direcionados. Por exemplo, corredores, tendem a ter mais pontos de tensão em membros inferiores (panturrilha e coxa) que atletas de boxe. Os músculos da coluna também tendem a ficar bastante tensos, visto que são estabilizadores do corpo e acabamos por manter eles contraídos em boa parte do tempo no dia a dia.

Então, independente da modalidade esportiva que você pratica, realizar a liberação miofascial vai aumentar seu bem-estar e desempenho e diminuir possíveis riscos de lesão. É bem simples, você pode fazer todos os dias! Com o passar do tempo o processo fica mais fácil e menos doloroso.

 

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.