Blog

19/12/2016

Indicações clínicas da corrida: veja 4 problemas de saúde para os quais a corrida é um remédio

Dicas BHRace

A corrida é um esporte aeróbico cada vez mais popular por causa de sua praticidade e dos benefícios que traz à sua saúde. Mas, além de ser uma ótima prática para se manter em forma, outra das indicações clínicas da corrida é a ajuda no tratamento de casos clínicos de doenças. Vamos citar algumas delas neste post para explicar melhor como o esporte é indicado em cada caso!

1. Sobrepeso

A corrida, como todo esporte aeróbico, é excelente para perda de peso, porque seu grande consumo de energia faz o metabolismo queimar gordura para manter o corpo em movimento. O emagrecimento, então, é uma das principais indicações da corrida.

É importante destacar, entretanto, que a corrida traz um grande impacto do corpo contra o solo, como explica o site Meon. Isso pode trazer um desconforto e até problemas para as articulações de iniciantes e especialmente pessoas com quadros clínicos de obesidade. É, então, indispensável o acompanhamento de um profissional da saúde para orientar a maneira certa de se correr nesses casos.

2. Diabetes

A diabete pode ser causada de diversas maneiras, mas o resultado é uma situação em que o indivíduo não absorve direito a glicose que consome, causando quadros de hiperglicemia e trazendo problemas para a saúde.

Como a glicose é uma das principais fontes de energia para o organismo e a prática de esportes demanda justamente mais “combustível”, muita gente acredita de maneira equivocada que diabéticos devem evitar esse tipo de esforço, por causa de sua baixa absorção de glicose.

Na verdade, esportes aeróbicos como a corrida são extremamente indicados para alguém que sofre de diabetes, sendo devidamente orientados pelo médico, é claro. A prática faz com que o organismo trabalhe mais em absorver a glicose que sobra já que ele precisa dela, fazendo as células responderem melhor à insulina, como explica o pessoal do Saúde Melhor. Mas é importante não se esquecer de se medicar adequadamente e se manter hidratado, além do acompanhamento de um profissional da saúde, especialmente quando a pessoa antes era sedentária.

3. Hipertensão

A prática de exercícios físicos aeróbicos como a corrida é indicada também para indivíduos hipertensos. Pessoas que sofrem com a doença precisam ver um médico, especialmente quando fazem parte de um grupo de risco. Assim, sob a tutela de um profissional, é possível começar exercícios primeiro de maneira moderada, depois pegando o ritmo conforme melhora o condicionamento.

Correr ajuda a reduzir a pressão dos hipertensos após o término do exercício, além de, como dito antes, ajudar na redução de peso, o que é sempre uma vantagem para quem está com sobrepeso, uma característica comum em quem já sofre com a hipertensão. Explicamos mais a respeito da relação da corrida com a hipertensão neste post.

4. Doenças cardiovasculares

A corrida feita de maneira adequada, respeitando seu ritmo, traz um esforço controlado para o seu corpo, o que faz o coração e as artérias trabalharem para aumentar a circulação e fornecer mais energia para os seus músculos.

Quando esse esforço é feito do jeito certo, sem exagerar, ele é muito bem vindo, porque fortalece os seus órgãos, como a musculatura do coração e das artérias, o que melhora a qualidade da sua circulação como um todo e ajuda no tratamento de doenças cardiovasculares.

E então, já sabia que até a ajuda no tratamento de quadros clínicos é uma das indicações da corrida? Não deixe de participar da discussão falando sobre suas experiências nos comentários!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.