Blog

04/10/2016

Saiba como escolher o tênis para correr

Acessórios, Dicas BHRace

Muitas pessoas têm o sonho de começar a correr constantemente. Seja para melhorar o condicionamento físico, para melhorar a autoestima, para emagrecer, para começar a competir mais seriamente, muitos acabam começando a prática “na cara e na coragem”.

É fácil de entender por que isso acontece. Afinal, para muitos, começar a correr é simplesmente escolher um lugar, colocar uma roupa confortável, um tênis e pronto.

Porém não é bem assim que funciona na prática. É importante saber quais são os primeiros passos básicos para começar a correr se você quer começar a atividade de forma correta a fim de evitar lesões e problemas mais sérios. E um desses passos é a escolha adequada do tênis para correr.

.

Não acredite no vendedor que classifica sua pisada

.

Uma das primeiras perguntas que escutamos quando entramos em uma loja de tênis é: Qual seu tipo de pisada? Responder essa pergunta não é tão simples, para descobrir o tipo de pisada é necessário realizar uma avaliação dinâmica, com especialistas, levando em consideração toda a estrutura física do corredor.

Se você nunca fez esse tipo de avaliação recomenda-se que compre um tênis para pisada neutra para que corra um menor risco de errar. Desgaste da sola do tênis antigo e plataforma que analisa somente uma pisada, são métodos não confiáveis e podem causar lesão quando usados para definir o modelo do novo tênis que será comprado.

.

Observe as especificidades do peso

.

Outro ponto importante para que você escolha o melhor tênis para corrida é saber se o modelo escolhido se adéqua ao seu peso. Há pessoas mais pesadas (seja por sobrepeso, seja por terem um corpo com mais massa magra) e que precisarão de um reforço maior no amortecimento.

Normalmente há um limite máximo de peso que cada calçado suporta. Pesquise antes de comprá-lo para que você adquira um que esteja dentro da sua faixa de peso. Caso contrário é possível não só um desgaste mais rápido do tênis, mas também lesões sérias causadas pelo amortecedor não amenizar o impacto de forma adequada.

.

Escolha um adequado para o local de treino

.

Você irá correr em locais com boa pista, terra, mato ou calçadas irregulares? Cada um desses lugares vai levar a um tipo de calçado diferente a ser usado. O mesmo vale para você que irá treinar em lugares planos ou em lugares íngremes.

É preciso ter consciência disso para fazer a escolha adequada. Isso porque alguns modelos compensam o desgaste causado por cada uma dessas situações. Caso você utilize um calçado inadequado poderá sentir desconforto e também causar sérias lesões posteriores.

.

Defina seu objetivo de treino

.

O objetivo de treino também determina qual o tipo de tênis para corrida é melhor para você. Você será um corredor ocasional? Seu objetivo é correr para competir? É apenas um hobby? Vai correr nas ruas ou em trilhas? Cada um desses objetivos possui determinadas necessidades e por isso deve escolher um que se enquadre nessa situação.

.

.

Ficou alguma dúvida sobre como escolher o tênis para corrida mais adequado para você? Conte para nós nos comentários!

.

.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] O tênis é um dos acessórios mais importantes para o corredor. Caso a tempo esteja instável ou ocorram muitos dias de chuva no local que se costuma correr, é preciso investir em um tênis que tenha boa drenagem, para que não fique pesado. Tênis específicos para correr em trilhas costumam ser impermeáveis e por isso uma boa opção para treinos na chuva. […]

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.