Blog

02/12/2015

Dicas Volta da Pampulha 2015 – BHRace

Coluna do treinador

A Volta da Pampulha possui uma altimetria regular, praticamente plana, oferece 6 pontos de hidratação (km 4, km 7, km 10, km 12, km 14 e km 16) e banheiros em vários pontos do percurso.

Neste ano entramos na sua 17ª edição e a largada será na Praça Alberto Dalva Simão, em frente à imagem de Iemanjá; o sentido será horário e a largada às 08:00.

Perfil_altimetrico_volta_pampulha

Os treinadores da BH Race têm a total confiança nos atletas inscritos em 2015 e no planejamento realizado em cada corredor.

Pois então, o treinamento foi feito, a preparação terminou! E agora? Agora é hora de descansar, relaxar, alimentar bem, se hidratar  e fazer a festa em uma das provas mais esperadas do ano.

E para que tudo ocorra da melhor forma possível pontuamos algumas dicas para vocês:

* Horário: Organize-se! Como são muitos inscritos a região próxima à largada fica bem cheia, por isso o ideal é chegar cedo, entre 6:30 e 6:40 para dar tempo de estacionar, comer uma fruta, ir ao banheiro, fazer o aquecimento e ir para a largada.

* Temperatura: Nesta época do ano espera-se uma temperatura mais elevada, por isso é indicado uma boa hidratação nos dias anteriores à prova, e durante o percurso aproveitem os pontos de hidratação para beber um pouco de água e jogar o restante que sobrar do copo nas regiões do corpo onde se gera maior conforto térmico.

* Vestimenta: É importante utilizar roupas leves e finas para facilitar a troca de calor com o ambiente, tênis/meia já testados nos treinos e boné/viseira caso goste de usar e queira proteger o rosto do sol.

* Alimentação: A principal fonte de energia para este tipo de corrida é o CARBOIDRATO. Alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico são recomendados antes da prova, pois ajudam a manter a energia em atividades de longa duração.

Já durante a prova, é recomendado consumir carboidratos de alto índice glicêmico a cada 1 hora ou próximo ao quilômetro 10.

OBSERVAÇÕES: Caso esteja muito quente, sinta cãibras ou algum tipo de dor ou desconforto diminua um pouco o ritmo até que se sinta seguro(a) para correr em um ritmo mais forte.

O início da corrida é bem tumultuado e é necessário ter calma para ultrapassar sem tropeçar ou causar acidentes.

Uma sugestão de estratégia de ritmo é iniciar com um ritmo mais confortável e a partir do terceiro km implementar o ritmo alvo para que ao longo do circuito você vá modulando esse ritmo conforme sua sensação de esforço.

Utilizem a camisa da BH Race para facilitar a visualização dos fotógrafos da equipe no meio da multidão de camisas iguais e para prestarmos apoio com eficiência aos nossos alunos durante o percurso.

Não tentem inovar na prova, o mais seguro é optar pelo tênis, meia, boné, gel de carboidrato e outros já testados alguma vez nos treinos.

 

BOA CORRIDA A TODOS OS VERDINHOS! ESTAREMOS COM VOCÊS NA LARGADA E COM CERTEZA NA VITORIOSA CHEGADA!

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.