Blog

14/08/2014

DOR PATELO FEMURAL, VOCÊ SABE O QUE É?

Lesão

A síndrome patelo femural representa aproximadamente 25% de todas as lesões dos corredores de rua, estima-se que no período de um ano 4 entre 5 atletas venham a ter esta lesão, as mulheres são mais acometidas que os homens, e a justificativa para maior incidência nas mulheres é anatômica!

As mulheres possuem um quadril mais “largo” quando comparado com o quadril dos homens, isto faz com que o alinhamento biomecânico da coxa seja medializado, o que dificulta um alinhamento adequado da patela na articulação do joelho.

 

blog

 

O fator associado ao sexo é a maior flexibilidade muscular, articular e ligamentar presentes nas mulheres comparada aos homens, as características geralmente causam lassidão das articulações femininas.

Essa síndrome é multifatorial, ou seja, para desenvolver, há necessidade do somatório de fatores extrínsecos e intrínsecos.

Alguns fatores associados são:

  • Fraqueza da musculatura do quadríceps
  • Encurtamento de isquitibiais, iliopsoas, tríceps sural e banda ilitibia (BIT)
  • Disfunções das musculaturas de quadril
  • Pronação excessiva
  • Lassidão articular
  • Discrepância de membros
  • Hipermobilidade patelar
  • Desalinhamento patelar

A queixa de dor aparece após ficar muito tempo assentado, em subidas íngremes e/ou correndo o relato é de que a dor na própria patela aumenta.

Em suma o que acontece é que por diversos fatores ocorre uma falta de alinhamento da patela e a articulação do joelho, isto gera uma pressão seletiva na face posterior da patelar e esta pressão acaba por lesionar uma cartilagem presente.

Esta cartilagem é um tecido extremamente sensível a pressão, tanto o aumento quando a diminuição são extremamente lesivos.

O complicador do quadro é a cartilagem que é um tecido de difícil regeneração, uma vez lesionada a tendência é que o cliente desenvolva uma cicatriz no local, posteriormente pode se tornar uma lesão permanente da cartilagem patelar, mas isso é conversa para outra postagem!

Por isso a prevenção é a melhor escolha!

 

matheus

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.