Blog

04/04/2012

O FISIOTERAPEUTA NAS PROVAS DE CORRIDA DE RUA

Lesão

 

A cada dia aumenta mais o número de provas de corrida de rua nas grandes cidades. Tanto o número de corredores quanto o número de assessorias de corrida vem crescendo e se desenvolvendo no sentido de melhorar cada vez mais o atendimento dos alunos envolvidos.

Seja o objetivo dos alunos saúde ou performance há profissionais da saúde vinculados ao treino dos alunos e ao seu atendimento no dia das PROVAS DE CORRIDA.

Não raro há, além de profissionais da educação física , fisioterapeutas e massoterapeutas nas ditas tendas dos grupos de corrida.

O Objetivo desse artigo é descrever o papel de um fisioterapeuta nesses ambientes das assessorias, bem como ressaltar sua importância e principalmente o que este pode acrescentar no dia de uma PROVA.

A grande maioria dos atletas amadores, principalmente aqueles que buscam a saúde em detrimento da performance, tende a associar a imagem de um fisioterapeuta e uma maca portátil numa tenda de assessoria ao momento de ALONGAMENTO pós prova. No entanto, há muito mais que o fisioterapeuta pode oferecer.

É muito comum o sugimento de queixas de DOR justamente no dia das provas de corrida, em especial porque o atleta tende a “forçar” sobre si mesmo um ritmo ligeiramente mais intenso do que nos treinos. Além disso, há um enorme numero de pessoas na hora da largada e o atleta acaba adaptando um movimento de zigue-zague que pode parecer inocente, mas aumenta e MUITO!) a demanda sobre os tornozelos , joelhos e quadris.

Dessa forma, o fisioterapeuta mostra-se como um profissional que além de estar atuando no alongamento pós prova está apto a orientar condutas imediatas com relação as lesões ocorridas no momento da prova. O mesmo fisioterapeuta pode ser futuramente o profissional a acompanhar uma eventual reabilitação do individuo caso ela venha a ser necessária.

O recado para os atletas é de que NÃO somos meros alongadores após a prova. Esse é um momento essencial de contato entre o atleta e o profissional e é SIM o momento de relatar essa ou aquela dorzinha para o fisioterapeuta para que seja possível SANAR os fatores de lesão antes que ela se torne algo grave.

Adriana Brandão

Fisioterapeuta da Clinica Moove

Especialista em Fisioterapia Esportiva

Contatos: dribrandaobh@yahoo.com.br / adriana@clinicamoove.com.br

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.