Blog

30/11/2010

Beterraba com Laranja

Nutrição

Olá Atletas!

Em resposta à dúvida de uma atleta sobre os benefícios do suco de laranja com beterraba, viemos explicar a ação dos nutrientes presentes nestes alimentos para a prática de exercícios físicos.

O suco de laranja é um alimento rico em carboidrato de fácil digestão. Deve ser ingerido no período pré–treino, fornecendo a energia necessária para as células musculares durante o treino de corrida. Além disso, o suco de laranja é rico em Vitamina C, uma vitamina com importante ação antioxidante. Qualquer composto antioxidante é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias cuja produção é aumentada durante atividade física e que estão relacionadas com a instalação do processo de fadiga e lesão muscular.

A beterraba é um alimento rico em ferro. Este nutriente é responsável pela formação da hemoglobina e mioglobina, que transporta oxigênio para todas as células. As células musculares, recrutadas durante o exercício físico, tem seu metabolismo otimizado na presença de oxigênio. Logo, quanto mais oxigênio nas células musculares, menor será a sensação de fadiga. Além disso, beterraba é também rica em antocianidinas, outro potente antioxidante. Qualquer dúvida estamos à disposição!

E “dá-lhe” suco de laranja com beterraba!

Abraços,

Equipe ÚNICA – Nutrição e Performace Referencias

 

 

 

Bibliográficas: FONSECA, A.B.P.B.L. Prática de atividade física e a formação de radicais livres. Rev. Nutrição Saúde & Performance, 2004, p. 45-46. WILLIAMS, M. H. Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. São Paulo: Manole, 2002.

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Andre Winter
13 anos atrás

Uma dúvida que eu sempre tive quanto aos alimentos (principalmente os “funcionais”) é quanto ao tempo… quanto tempo leva para os nutrientes da beterraba agirem sobre o corpo? Com quanto tempo de antecedência de uma prova eu devo tomar um suco de laranja com beterraba?!

Parabéns pelo post! muito bom e esclarecedor!

Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Será que é por isso que tenho tanta disposição??
Meu café da manhã é digno de um rei !
Preparo um belo suco, todas as manhãs, com:
Caldo de 3 laranjas,
1 beterraba,
1/2 cenoura,
1 banana,
1 maça ,
1 fatia de mamão.
Bato tudo no liquidificador com muito gelo .
Rende 2 copos bem grandes.
Tomo um copo antes do treino e o outro depois.
Garanto que dá uma força tremenda!
Adorei o post e a confirmação de minhas suspeitas!
Muitíssimo obrigada!!
Bjs Annette.

UNICA - Gestão em Nutrição

Olá André! Os nutrientes advindos dos alimentos funcionais tornam-se bioativos após sua digestão e absorção, sendo que o tempo para isso depende do tipo de alimento ingerido juntamente com o alimento funcional em questão e com a individualidade fisiológica de cada um. No caso do suco de laranja com beterraba estimamos sua absorção em 30 minutos após sua ingestão. Deve-se ressaltar que uma alimentação adequada deve conter quantidades ideais de antioxidantes, portanto devemos nos alimentar corretamente todos os dias para obtermos os benefícios desses nutrientes. Esperamos ter esclarecido sua dúvida, Qualquer outra dúvida estaremos a sua disposição, Abraços, Equipe de… Read more »

Luciana Saldanha
13 anos atrás

Annette, estou seguindo sua receita. Domingo veremos o resultado. Tks. Bj.

Andre Winter
13 anos atrás

Boa! Vou dar uma reforçada no meu cardápio para a prova!

Leticia Martini
Leticia Martini
13 anos atrás

Excelente informação, o suco além de super importante é super gostoso! Vou tentar tomar antes da prova, digo tentar porque fico ansiosa e acabo não conseguindo comer nada… O suco da Nette parece delicioso! Só faço um comentário… pra mim a laranja no calor dá dor de cabeça por isso evito tomar após o treino…
Beijos á equipe Unica. Parabéns pela publicação de excelente qualidade e sejam bem vindos à BH Race!
Leticia Martini

christiane de windsor
christiane de windsor
10 anos atrás

eu estou tomando bcaa meia horas antes dos meu treinos de corrida,gostaria de saber se posso estar tomando o suco de beterraba com laranja e cenoura junto como um complemento do lanche ante da atividade?

Paul
Paul
10 anos atrás

…Pra ressaca eh exceente !!!! suco de laranja com beterraba eh delicioso e causa um ben estar wonderful !!!! bjs.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.