Blog

20/07/2010

SUPLEMENTOS ALIMENTARES – UTILIZAR OU NÃO?

Nutrição

A dúvida sobre o uso ou não de suplementos para a prática esportiva é muito comum. Com uma variedade de substâncias e marcas no mercado, o consumidor fica perdido na hora de escolher. Além disto, existem dúvidas sobre a eficácia do produto e os riscos para a saúde.

Os suplementos alimentares são produtos destinados a complementar a dieta normal, tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, juntas ou separadas, dependendo das necessidades de cada pessoa. Os suplementos para atletas visam atender às necessidades de atletas de grande performance, praticantes de atividades físicas competitivas ou não, pessoas que querem aumentar ou perder peso, ou que necessitam de uma suplementação específica para melhorar o estado de saúde. Não podemos esquecer que os suplementos não substituem a dieta normal, eles entram como coadjuvantes para suprir as necessidades nutricionais de atletas e esportistas que, só pela alimentação, podem não conseguir atingir suas necessidades.

Os suplementos para atletas são indicados para todas as modalidades, entretanto a necessidade do seu uso deve ser sempre avaliada, a fim de evitar danos à saúde.

No caso de praticantes de exercícios de resistência, como a corrida e o ciclismo, o suplemento deve ser à base de carboidrato. Esse carboidrato terá a função de evitar a hipoglicemia, pois caso não tenha o carboidrato no momento necessário, o corpo utilizará a proteína do músculo para manter a glicemia durante o exercício. Isso irá favorecer a perda de massa muscular durante a atividade. Além de manter a glicemia, o carboidrato utilizado na hora certa poderá fornecer energia para o músculo trabalhar, adiando a fadiga.

Já os suplementos de proteína favorecem o ganho de massa muscular quando utilizados após um treino de força. E, para os corredores, o uso de proteína pós-treino, associada ao carboidrato, favorece a recuperação muscular e a reposição do glicogênio muscular. Entretanto, o consumo de proteína deve ser orientado e calculado, pois, em excesso, ela pode causar danos renais e hepáticos, devido à sobrecarga das moléculas de aminoácidos.

Atualmente existem no mercado suplementos em pó, em barra e até em gel. Esses suplementos são: whey protein, isopure, myoplex, albumina, creatina, BCAA, dentre outros. As proteínas isoladas possuem uma maior relação proteína/porção que as proteínas concentradas. De cada 100 gramas de soro de leite, o processamento da proteína isolada rende mais de 90 gramas de proteína, enquanto que o processamento de proteína concentrada rende somente de 34 a 80 gramas. Assim, na hora de escolher um suplemento protéico, dê prioridade para os que contêm proteína isolada.

Entretanto devemos sempre avaliar necessidade de utilização dos suplementos alimentares, pois através da dieta conseguimos atingir, na maioria das vezes, a necessidade de todos os nutrientes.

   

Carolina Duarte

 

 

 

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
3 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas
13 anos atrás

Olá Carolina!

Parabéns pelo artigo!

É muito bom saber que temos mais pessoas, a cada dia, dedicadas a desenvolver temas sobre nutrição, boa forma e saúde na internet.

Certamente, informações muito úteis.

Gostaríamos de fazer um convite para visitar nosso sítio, quando tiver um tempo:
http://companhiadanutricao.com.br

Felicidades para você e seus leitores!

Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Olá Carol!
Muitíssimo obrigada por ter atendido minha sugestão! Estive viajando, por isso não pude te agradecer antes.
Foi ótimo saber que suplementação protéica, feita de maneira incorreta, pode causar problemas renais e hepáticos. É importante estar atenta a isso. Principalmente nas academias a moçada ingere suplementos protéicos como se fossem alimentos.
Gostei muito de sua coluna toda. Ela contém muitas informações interessantes e novas para mim.
Um grande abraço e muitíssimo obrigada!
Annette.

suplementos alimentares
9 anos atrás

Excelentes suas dicas, Carol!
É um tema muito importante à quem deseja informações sobre a utilização dos suplementos

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.