Blog

11/06/2010

MINHA PRIMEIRA MARATONA – VÂNIA CASTRO

Relatos, Roteiros e viagens

Por onde começar? Talvez contando como surgiu o desejo de realizar uma maratona. Foi depois de completar a meia do Rio em junho de 2009. Sabe quando bate aquela vontade da corrida não acabar? Você até pensa em diminuir o ritmo um pouco para curtir mais. Pois é, foi assim. Eu disse para a Letícia: ano que vem quero correr uma maratona. Ela respondeu com um sorriso, dizendo que eu precisaria de um acompanhamento. Assim me tornei a mais nova integrante da BH Race.

Foram alguns meses de treinamento intenso, algumas festinhas canceladas e muitos amigos conquistados. Amigos nas corridas da semana e nos longões de fim de semana: Cris, Sérgio, Bel e o apoio contínuo da Letícia.

Quando fiz meu longo mais longo(36,6 Km) eu disse à Bel que não conseguiria correr mais 100 metros e que ainda não tinha pensado em como completaria os 42 Km no dia 23.

E aí o dia 23 chegou! Junto com ele aquela dorzinha na barriga. Aqui ficaram minha família, amigos, colegas de trabalho, de academia, enfim, todos que acompanharam o meu treinamento e que torciam por mim. Bateu aquela insegurança. E se eu não conseguisse completar, foram meses de treinamento e tanta gente na expectativa… Foi aí que entrou as dicas da minha mais nova amiga Kitty (Chris): alguns florais, glóbulos de arnica e ruta (valeu Chris). Além do apoio do Vítor, Iuri, Mariana e de toda família verdinha.

Não conhecia Porto Alegre, mas foi tudo perfeito: o clima (corremos com a temperatura de 18ºC), as companhias, o jantar de massas com uma belíssima apresentação de dança típica, o treinamento na sexta-feira no Parcão e à noite o jantar (com direito a uma taça de vinho sob o olhar e supervisão do Iuri).

No sábado fomos buscar os kits: muita fila, gente bonita, gente de vários estados e países. Uma festa! Almoçamos juntos e fomos fazer um passeio de barco pelo rio Guaíba. Eu olhava aquela extensão toda e pensava: amanhã, nesse horário já terei corrido grande parte dessa orla.

Chegou o grande dia! Levantamos às 4:30h e fomos para o local da largada: Marcão, Roberto, Mônica, Bel, Cris, Iuri, Letícia, Sérgio e eu. Senti uma emoção, misturada com uma alegria imensa durante todo o percurso. Sabe aquele urso, ou melhor, aquela família de ursos que me visitou no meu longão? Pois é, não apareceu! Durante o percurso, palavras amigas de Marcão e Roberto e o encontro com o olhar amigo da Chris muito me motivaram. A chegada da meia significou para mim o início de outra, mas eu me sentia bem e feliz. “Tudo bem Vânia? Vamos lá!”, gritou Iuri. Eu segui em frente, só pensando em completar a prova. No Km 41, lá estava “o jovem treinador” com seu apoio e sua câmera fotográfica registrando e mais à frente Mônica confirmando o registro. Quando avistei a linha de chegada, nem acreditei, foi uma emoção tão grande… Quando vi a Lê me aguardando na chegada meu coração não segurou e chorei como uma criança. Foi uma sensação indescritível. Só mesmo vivenciando para saber. Que alegria imensa… Foram 4:23h de pura emoção.

Depois fomos para um merecido almoço comemorativo em uma churrascaria maravilhosa em frente ao estádio Beira-Rio.

Qual é mesmo o programa dos maratonistas depois de correr e almoçar? Descansar? Erraram! Eu, Lê, Marcão e Bel fomos assistir ao jogo Inter x São Paulo.

“Você chegou sobrando hein?!”, comentou uma amiga. Chegamos mesmo! Sobrou treinamento, disciplina, apoio, carinho, amizade, vontade, realização.

Obrigada família BH Race pelas mensagens de carinho, aos treinadores, aos amigos dos longuinhos e longões e especialmente à minha maninha Letícia.

Qual será mesmo nosso próximo objetivo? Eu acho que vai ser o mesmo da Chris: Sair da categoria “Panga”. Rsrsrsrsrs….

 VÂNIA CASTRO – MARATONISTA!!!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mariana Dornelas
Mariana Dornelas
13 anos atrás

Mais uma guerreira de um coração sem tamanho! Meus comentários sempre foram de elogio pela sua raça, pela beleza da sua corrida e pela simpatia que não é menos que tudo isso. Dessa vez a música dos 21km teve que ser dobrada e olha no que deu… em um show de emoção e felicidade, tanto para você quanto para nós que acompanhamos muitos desses quilômetros…
Parabéns Vânia!!

Beijos,

Mari

Vânia
Vânia
13 anos atrás

Mari,
fiquei emocionada com seu comentário! Obrigado! Com certeza, seu mantra,sua alegria e energia muito me ajudaram.
Bjo

Ani
Ani
13 anos atrás

Parabéns!!!
Realmente emocionante seu relato.

Felicidades sempre
Ani

Vânia
Vânia
13 anos atrás
Reply to  Ani

Ani,
Obrigado!
Realmente foi muito emocionante…
Se é seu objetivo fazer uma maratona, espero quero meu depoimento sirva de incentivo para você!
Beijos

Luciana
13 anos atrás

Vania, adorei seu relato, além de emocionante, hiper motivador. Também quero! É muito bom conhecer a experiencia dos colegas, para percebermos que com vontade, também podemos chegar lá.
Parabéns por esta conquista!
Bjs.
Luciana Saldanha

Vânia
Vânia
13 anos atrás
Reply to  Luciana

Luciana,
Que bom que você também quer fazer uma maratona!
Eu também desejo repetir a experiência, quem sabe faremos muitos longões juntas?!
Beijos

Cláudio Reis Souza
Cláudio Reis Souza
13 anos atrás

Vânia Maratonista!
Muito chique esta sua nova conquista, com os meus parabéns.
Com um grande abraço de um invejoso aspirante a maratonista, desde sempre na turma dos pangas também.
Cláudio.

Vânia
Vânia
13 anos atrás

Pois é Cláudio, assim mesmo é que nasce o sonho de fazer uma maratona… Espero que possamos treinar muito juntos e quem sabe sair da categoria panga… Rs rs!

Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Vânia querida,
Que delícia ler seu depoimento! Pura emoção!
Tive a felicidade de conseguir abraçá-la pouco antes de você partir. Aquele abraço gostoso ainda está bem guardadinho dentro de meu coração. Mil parabéns, pela grande vitória!!! Além de forte e cheia de garra, você é pura simpatia !!
Beijos,
Annette.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Parabens….muito legal esses relatos…so estao me motivando…hehehe..ano q vem vou nessa tb…

Leticia Martini
Leticia Martini
13 anos atrás

Maninha, você é um exemplo de dedicação, força de vontade e determinação. Mas o que mais admiro é a força que vem do seu pensamento positivo e da certeza de que o Universo estará sempre atendendo ao seu comando. Tenho aprendido muito com você neste caminho e são raras as pessoas que têm um coração maior do que o seu (acho que só você e a mamãe mesmo). Li uma frase de Benjamin Franklin que diz “Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão”. Agradeço sempre a Deus por ter te encontrado e termos… Read more »

Gilson Michel
Gilson Michel
13 anos atrás

Parabéns! Pela conquista e continue enfrentado seu desafios. Desafios foram feitos para serem superados.
Abs

Victor Fahel
Victor Fahel
13 anos atrás

Sua determinação foi fundamental para esta conquista!! Não precisei muito falar para treinar e sim para não correr a mais,hahahaha. Parabéns por este sonho realizado. Estarei aqui sempre para te ajudar e fazer parte das novas metas que vamos trassar.
Bjo!!

Chris Goulart
Chris Goulart
13 anos atrás

Não é o desafio que define quem somos nem o que somos capazes de ser,mas como enfrentamos esse desafio: podemos incendiar as ruínas ou construir,através delas e passo a passo um caminho que nos leve à liberdade.” “Richard Bach” Vânia, como disse no meu depoimento, a oportunidade que a corrida nos traz de fazer novas amizades é um ganho fantástico ! Correr ao seu lado,em treinos de até 3 horas, compartilhar histórias, sentimentos, experiências, me mostrou que o Universo de fato conspira a favor dos encontros entre pessoas afins ! Conto com sua companhia na corrida e na vida !… Read more »

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Vê-la correndo uma maratona com a camisa da BH RACE é uma alegria especial para mim!

Parabéns pelo coração enorme (e forte) que você tem, e pela pessoa maravilhosa que você é…

Forte abraço do seu amigo e treinador

Iuri Lage

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.