Blog

10/06/2010

MINHA PRIMEIRA MARATONA – CHRIS GOULART

Relatos, Roteiros e viagens

 

Tudo começou, com um aperto de mãos e um compromisso selado – entre uma atleta amadora e seu jovem treinador , em dezembro de 2009.
Então é isso – primeira maratona em 2010, ano que eu completaria 40 anos.
Iniciei os treinamentos – planilha , musculação, treinos funcionais, orientação nutricional,massoterapia, e os longos do final de semana – ah estes longos foram cumpridos fielmente !
Por alguns breves momentos pensei em desistir – cansaço, falta de tempo,muitos compromissos familiares, enfim …que bom que não desanimei!
E assim se passaram 5 meses de treinamento, algumas dores ali, outras acolá, endorfinas deliciosas pós treino, novas amizades – isso é um acontecimento muito bom no mundo da corrida !
Embarcamos para Porto Alegre, eu e o Sérgio,na sexta – feira , e no sábado pela manhã fomos buscar o kit – encontramos com a turma toda da equipe, e com o treinador Iuri.
Passeamos, nos divertimos e a tarde preferi ficar no hotel cuidando dos meus joelhos – que andaram doendo um pouco nos últimos treinos…
A noite jantar de massas, e claro um pouco de ansiedade no ar!!
Demorei um pouco a pegar no sono, mas consegui descansar bastante !
Chegou o grande dia !!
Meu objetivo foi correr com alegria, e com a certeza que chegaria bem.
E foi assim que comecei o primeiro dos 42 km 195 metros que havia planejado para aquela linda manhã de domingo.
Logo na largada senti uma emoção gostosa,e decidi agradecer a Deus a oportunidade de ali estar, de ter um corpo perfeito, sadio, e também de ter tido coragem de enfrentar este desafio.
Corri os 10 primeiros kms concentrada na prova,e no meu corpo.
Minha massoterapeuta me orientou a envolver meus joelhos numa luz dourada – coloquei logo uma joelheira dourada bem linda neles mentalmente e a qualquer pequeno incomodo que sentia imaginava minhas pernas como aquelas do Avatar- para quem viu o filme – mentalizava aquela imagem de quando ele levanta , sente que está andando e começa a correr – aquela sensação de liberdade e de um corpo em perfeita harmonia – e assim fui, completei uma Pampulha – 18 km, e cheguei no km 20 – e ali estava o Iuri – fotos, força, alegria – e eu estava ótima !! E eu sempre pensando num dizer do Vitor – Eu posso, eu vou conseguir !!
Completei a meia maratona e logo vi o Sérgio do outro lado da pista.
Lá em Porto Alegre a largada das mulheres é 15 minutos antes, e então o Sérgio me alcançou no km 25, foi muito interessante esta sensação – simplesmente percebi que ele estava chegando perto, nem precisei olhar para trás – e então corremos juntos até o 39, e eu estava muito centrada, com muito foco,conversamos pouco e ele sempre me dizendo que eu estava bem, correndo bem – me sentia leve, tocava no ipod uns mantras lindos, o céu estava azul e o rio Guaíba sereno.
No km 39, o Sérgio que já vinha sentindo algumas contrações na parte interna da coxa ( eu já havia percebido há muito que ele estava sentindo algo, mesmo sem me dizer… ), resolveu andar um pouco e me orientou continuar ;como eu fiquei com receio de parar e meus joelhinhos acharem que já tinham cumprido a missão determinada a eles pela minha mente, eu fui , e lá estava o Iuri , no km 40, com um sorriso no rosto, corremos um pouquinho juntos, mais uma foto, muita vibração ,força e …e assim, cheguei bem, feliz, emocionada, confiante e super realizada – Sérgio chegou logo depois, super emocionado por eu ter conseguido completar – foi uma experiência fantástica , de domínio do meu corpo, e de como posso usar minha mente ( participo de alguns grupos de auto conhecimento, faço massoterapia e meditação – e então pude colocar em prática muito de todos estes aprendizados ), Sérgio foi meu urso ( dizem que tem um urso que sobe nas costas no km 29 – 30 )que surgiu no momento certo, ficou ao meu lado, e me levou, até onde precisava para ter confiança que terminaria !! Mais uma vez jogamos o frescobol ( me refiro a um texto do Rubem Alves – Tênis e Frescobol )no nosso casamento !!!
A partir do km 36, como não sabia o que ocorreria depois – fiz meu maior longo nesta quilometragem – decidi dedicar cada km a pessoas importantes da minha vida – minha mãe, meu pai, Sérgio, filhas, família, amigos, treinadores, sendo o 41 meu e o 42 dedicado ao universo, a essência e luz, a vida!!
Ter terminado em 4 horas e 32, ( minha meta era exatamente esta ),foi só uma consequencia de ter corrido com muita alegria e com a certeza de ter me preparado .
Adorei uma frase que recebi de uma corredora da equipe – Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.
E assim foi minha estréia no mundo da maratona !!
Como entrei agora para este mundo, é bem provável que corra mais algumas tantas por aí,pois já terminei pensando – qual será a próxima ?
Com carinho e gratidão , um abraço enorme – para todos os maratonistas e ultra maratonistas ( Sérgio é um ultra com louvor !!!)que nos incentivam a percorrer esta trajetória e sentir toda essa emoção !
Para os treinadores pela força, e em especial para o Iuri ( que me fez terminar o treino de 36km com garra e disposição)e o Víctor ( que não me deixou desistir do reforço muscular tão necessário) ;
Para o Sérgio e minhas filhas – Mariana e Carolina, pela compreensão da ausência nos momentos de treino, e pelo incentivo.
Para minha família que torceu de coração, pelas amigas médicas pelo apoio e o trabalho em equipe,para toda a equipe da BHRACE ( treinadores e atletas ), para Joana da Dr. Fisio, Mariana da Nutrício, pra Fê minha amiga homeopata que me deu dicas valiosas, para Ana Cristina minha amiga ortopedista que me orientou, para minha nova amiga Vânia ( maratonista estreante, como eu ) ,para Bel ( nós tres inauguramos a equipe feminina de maratonistas da BHRACE ),e para minha amiga e massoterapeuta Jaque – VALEU VIVER ESTA EMOÇÃO !!
 
CHRISTIANE GOULART – MARATONISTA !!!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Fahel
Victor Fahel
13 anos atrás

Cris, foi um grande prazer fazer parte desta meta. Com uma pessoa determinada como você, fica fácil fazer você voar!!
Que venha a próxima meta!! Estarei com você mais uma vez!!

Abraço!!

Mariana Dornelas
Mariana Dornelas
13 anos atrás

Grande Chris!
Uma longa jornada pra conquistar algo tão particular, corajoso e de muita superação… uma verdadeira guerreira!

Parabéns pela grande vitória e determinação!

Beijos, Mari.

Cláudio Reis Souza
Cláudio Reis Souza
13 anos atrás

Grande Chris,
Parabéns pela nova meta atingida, muito chique, MARATONISTA!
O seu texto é maravilhoso e inspirador, merece um outro parabéns.
Grande abraço.
Cláudio.

Mariana Braga Neves
Mariana Braga Neves
13 anos atrás

Olá Christiane…

Parabéns por esta super conquista! Que a sua caminhada (ou corrida…risos) sirva de motivação para muita gente!

Abraço,

Mariana

Carolina Nunes
Carolina Nunes
13 anos atrás

Parabéns pela grande vitória e pelo texto liiindo que me fez emocionar.

Abraço

Monica Dias
Monica Dias
13 anos atrás

Querida Cristina,

Estou aqui toda engasgada, emocionada, orgulhosa de ser sua amiga, amiga de uma grande pessoa e agora tambem uma maratonista. Parabens.

Annette Loures
Annette Loures
13 anos atrás

Maratonista guerreira, excelente médica, mãe zelosa, grande amiga e esposa! Tudo que você faz é feito com garra e amor!! É por isso que você é assim… tão especial para todos nós!! Nós amamos muito você, querida Chris! Parabéns pelo texto lindo e por todas as vitórias de sua vida!!!!!!
Beijos saudosos,
Annette.

Leticia Martini
Leticia Martini
13 anos atrás

Crhis, seu texto é lindo e emocionante. Dá pra sentir um pouquinho do que foi completar a prova! Parabéns pela garra, força e superação! Foi realmente um final de semana inesquecível! E que venham as próximas, ninguém segura esta menina mais! Fica de olho heim Sérgio quem sabe na próxima Conrades vc já tem companhia?
Beijos
Leticia

Gilson Michel
Gilson Michel
13 anos atrás

Parabéns Chris, suas palavras relatam a prova de uma forma que nos inspira a fazer o mesmo, o detalhe é que não é fácil e realmente vc provou ser uma mulher de fibra e determinada.
Abs

Gilson Michel
Gilson Michel
13 anos atrás

Parabéns Chris,
a maneira como você relata cada momento da corrida, realmente é muito interessante e aqui dentro da gente dá uma vontade grande de fazer o mesmo, só que também sabemos o quanto é difícil e requer muita dedicação e força de vontade e isso são para poucos.
Abs

Cassio Diniz
13 anos atrás

Chris, Também corri em Porto Alegre a minha primeira maratona! Percebi que uma maratona não é simplesmente dar duas voltas na Lagoa da Pampulha + 6km. Parece que é muito mais que isso! Participo de outra Assessoria Esportiva, também de BH, mas como tenho amigos na BH Race, sempre acompanho as notícias aqui pelo Blog, Site e Twitter. Parabéns à você e a todos aqueles que caminham, trotam, correm dos 5 aos 42,195km. Todos são vencedores! Só nós corredores sabemos o quanto é gratificante participar de uma prova que o que menos importa é quanto ganha o primeiro lugar. Abraços… Read more »

Guga
Guga
13 anos atrás

Chris, Vi você terminar seu treino de 36k numa manhã de sábado, com muito empenho e superação, e comentei com o Iuri a energia positiva que você transmitia ali! Agora, ao ler seu texto, admiro ainda mais sua postura em relação à vida: guerreira, determinada, alegre, grata, cheia de luz e energia positiva! Pode ter certeza de que toda essa atitude positiva que você tem é contagiante! Fiquei emocionada com seu texto, e inspirada!!! Estou começando meus treinos para uma maratona e seu relato é inspirador! Espero ter saúde para completar esse desafio também, e vou te agradecer lá na… Read more »

Blog BH Race
Blog BH Race
13 anos atrás

Ainda lembro do Sérgio conversando comigo quando nos conhecemos: “Iuri, vou tentar trazer minha esposa para correr na BH RACE… Quero ver se ela pega o gosto pela corrida!”

A sensação de dever cumprido é inevitável! Rsrs

Iuri Lage

Ani
Ani
13 anos atrás

Ei Chris,
Fiquei muuuuuuuuuuuuito feliz de vc ter lembrado da frase! rs… Parabéns pela vitória que é a sua vida! Felicidades.

Ani

Vânia
Vânia
13 anos atrás

Ei Kitty
Fiquei emocionado com seu depoimento. Tive o previlégio de poder compartilhar com você esta maravilhosa experiência. Quero aproveitar para te pedir que esta oportunidade seja estendida por muitos treinos, muitos anos…
Parabéns pela sua conquista! Você colheu os frutos da sua determinação, disciplina, alegria e gratidão pela vida.
Você é uma pessoa muito especial!
Parabéns!

Lê
13 anos atrás

uma tia maratonista: não tem preço!!!

orgulho de vc!!!

mil bjos!!!

Marina Fiuza
13 anos atrás

Kitty querida, Deus ajude que eu esteja assim aos meus 40 anos, correndo maratonas! Parabéns!!!

Jaqueline
Jaqueline
13 anos atrás

Querida Christiane, desde o início do seu relato fiquei emocionada, achei lindo seu objetivo, CORRER COM ALEGRIA E CHEGAR BEM, que gentileza e respeito com voce mesma… O seu relato foi muito lindo, verdadeiro e mostrou como a corrida está envolvida com a pessoa que voce é, você levou na mochila seu caminho de autoconhecimento, sua sensibilidade, seu olhar para o belo e a determinação de uma guerreira. Obrigada por me citar no seu relato, saiba que eu sou grata de participar da sua vida. Com admiração, Jaq

Vanessa
Vanessa
13 anos atrás

Oie Chris,

Inicialmente parabéns pela conquista. Fiquei emocionada lendo o seu relato…estou me preparando pra fazer uma maratona no proximo dia 26 de set. Espero que minha prova seja tão iluminada qto a sua! Gde abraço,
Vanessa

Marcelo Garcia
Marcelo Garcia
12 anos atrás

Parabéns Chris. Achei este seu relato muito incentivador. Estou me preparando junto com mais 4 amigos para irmos em abril de 2012 fazer a maratona de Paris. Eu e Regis fazemos 50 anos e vamos pra nossa primeira. Qualquer dia destes vamos marcar uma para irmos juntos. Devagar e sempre, quero chegar nos 80 como nosso amigo Deo, fazendo maratonas. Um abraço. Marcelo Garcia.

Andre
Andre
11 anos atrás

Kitty
Extraordinariamente lindo!!!!! pru.

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.