Blog

05/02/2010

Tendinopatia: Saiba o que é e como prevenir

Lesão

Correr é saudável, fácil e prazeroso. Entretanto, quem está começando no esporte ou ainda não tem o corpo totalmente adaptado ao esforço, deve tomar alguns cuidados para evitar o que pode ser considerado um dos piores pesadelos do atleta, seja ele amador ou profissional: a lesão. São diversas as patologias que frequentemente acometem os corredores, como bursite, distensão muscular, e as tendinopatias.

O termo tendinopatia se refere às lesões que acometem os tendões, estruturas compostas principalmente por colágeno, responsáveis por transmitir a força gerada pelo músculo para o osso.

A tendinopatia mais conhecida é a “tendinite”, que ocorre quando há ruptura parcial ou total do tendão, correspondendo há menor porção das tendinopatias. O tipo mais comum é as “tendinose”, que está relacionada ao envelhecimento, microtraumas, e comprometimento vascular.

As principais causas de tendinopatia na corrida são:

  • Redução da capacidade do tendão em suportar uma força compressiva
  • Desequilíbrio muscular
  • Baixa flexibilidade
  • Alterações biomecânicas como pronação excessiva, desalinhamento dos membros inferiores
  • Erro de treinamento (aumento indevido de volume, freqüência, intensidade)
  • Uso de calçados inadequados durante a prática esportiva.

 

O tratamento portanto, dependerá da causa. Geralmente é recomendado o uso de medidas fisioterápicas para redução da dor, trabalho de força muscular específico, correção da biomecânica. É importante que o atleta faça um repouso relativo, ou seja, realize apenas as atividades que não gere dor.

Para se prevenir da tendinopatia é importante que o atleta realize um trabalho muscular voltado para a corrida, utilize um tênis adequado (específico para sua pisada), aqueça antes das atividades, e não treine em excesso.

Siga essas dicas e CORRA das lesões!

 assinatura_gabi * Excepcionalmente nesta sexta-feira, não postaremos a coluna do treinador Iuri Lage e sim a coluna da fisioterapeuta Gabriela Zanotti. Na próxima semana retomaremos nossa programação habitual. 


  • Regina Celia

    Oi Gabriela, valeu pelas dicas, mas escrevo-lhe para alertá-la que houve um pequeno mas importante errinho de ortografia na frase : utilize um tênis inadequado. Nao seria adequado???

    Um abraco!!!

    Regina Célia

    • lenise

      Vejo que a colocação está corrida, pois ela informa o que tem causado essas lesoes, e nesse termo ela fala que o usao inedequado, é um dos motivos que justifica essas lesoes. Da sua parte, faltou atenção a leitura!
      Bjos!

      Len

      • lenise

        *CORRETA

      • gabriela

        Bom dia Lenise, tudo joia?

        eu não entendi direito o que voce quis dizer. Críticas são sempre bem vindas.

        Concordo que as informações estão corridas. Se eu pudesse escreveria um livro falando sobre tendinopatia e ainda assim nao seria suficiente, pois trata-se de um assunto que envolve varios componentes, cada dia uma nova informação surge e cada um tem uma opinião própria. Este artigo foi escrito há quase 2 anos, logo, tem muito o que melhorar e acrescentar.

        O objetivo deste artigo foi apenas “clarear” as informações de forma que qualquer pessoa possa entender um pouco a respeito do assunto.

        Se voce tiver alguma coisa legal para acrescentar sinta-se a vontade.

        abraços,
        Gabriela

  • Gabriela Zanotti

    Olá Regina tudo bem? Voce está certíssima, houve uma GRANDE erro que infelizmente eu não percebi… é de extrema importancia o uso de calçado ADEQUADO!!!
    Obrigada e desculpe,
    Gabriela

  • thainara

    eu queria perguntar quais os principais sintomas da tendinopatia…..eu estou com essa ”doença”essa tendinopatia tem cura?

    • Blog BH Race

      Olá Thainara,Tudo bem?
      Passei os contatos da Gabriela via email!

      Atenciosamente

      Iuri

      • Ei Thainara, tudo joia?

        Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e podem ser diferentes dependendo do local acometido.
        No geral, a dor é local (tem um ponto específico) e costuma melhorar após aquecimento. É comum a sensação de perda de força e muitas vezes a palpação do tendão gera desconforto.

        A tendinopatia tem cura sim! é importante que voce saiba que não existe um protocolo de tratamento. Cada caso é um, cada corpo responde de uma maneira única. A ausencia de dor não significa a cura, é preciso fazer um trabalho específico para a musculatura envolvida tanto para retornar as atividades como também evitar recidivas. Se tiver interesse, pode ir na clínica (www.clinicamoove.com.br) para que eu a oriente melhor a respeito do tratamento.

        Qualquer dúvida estou a disposição.

        Abraços,
        Gabriela

  • eliane

    ola adorei o blog sou da bahia estou no sexto semestri de fisioterapi: sempri tiro muitas duvida .

    • Gabriela

      Que bom que gostou eliane! Nao deixe de conferir sempre as novidades e qualquer duvida é so falar!! Abraços

    • Feira de Santana

      Eita: Semestre, sempre e Bahia( Estado deve ser escrito em maiúsculo).

      Como é que vc vai escrever um laudo com este português?

      Saudações feirenses!

      • Anônimo

        Eita Feirpense!..A Gabi estar nos fornecendo conhecimentos sobre doenças articulaleres(ORTOPÉDICAS) e não aulas de PORTUGUÊS!..E neste vc não têm diploma,pq ela”GABI”,nunca cometeu erro didático.Apenas a nossa amiga(REGINA CÉLIA),não havia entedido o colóquio da Gibi q está correta.Mim desculpa!.. mas,gosto do justo.Veja bem,GABI explicou q As principais causas de “TENDINOPATIA”na corrida são:entre elas:”uso de calçados inadequados”…ADRI,RJ

  • claudia

    Gabriela, estou com tendinopatia nos dedos da mão, alguns dedos travão, as vezes sinto as mãos inchadas, o que pode ter ocasionado? Consultei um médico talvez teria q fazer uma cirurgia mas estou com muito medo, o que vc me aconselha.

  • Olá Cláudia, tudo bem?

    Pra eu te falar com maior precisão a causa da sua dor, o ideal é que voce me contasse com maior detalhe sobre sua vida (idade, profissão, rotina, atividades e por aí vai…). A tendinopatia na mão muitas vezes está relacionada com atividades que demandam movimentos repetitivos que acabam sobregarregando o tendão. Um bom exemplo é quem passa muitas horas no computador!

    Dentro deste contexto, o que eu aconselho é que voce faça um repouso relativo, ou seja, evite as atividades e movimentos que causam ou amentam a sua dor. Seria interessante também voce procurar algum tipo de tratamento fisioterápico para reduzir/evitar esse inchaço, aliviar a dor e manter a amplitude de movimento. O uso de órteses também traz bons resultados.

    Em muitos casos, a fisioterapia é capaz de prorrogar e até mesmo evitar que o paciente seja submetido a um tratmento cirúrgico.

    Se quiser, pode me enviar um email (gabriela@clinicamoove.com.br) contando a sua história com mais detalhes que estou a disposição para ajuda-la.

    Abraços e boa sorte,
    Gabriela

  • adriana

    ola grabiela
    por favor o meu ultrassom acusou tendinopatia VI tunel nos punhos doi bastante a fisio resolve só no momento sou caixa de banco digito mas de 08 a 07 horas diarias e fora o movimento de contar cedulas isso pode piorar???????

    • Adriana, tudo bem?

      No seu caso, a inflamação cronica que ocorre nos tendões flexores dos dedos muitas vezes provoca uma compressão do nervo mediano que fica na região do punho, gerando dor, formigamento ou queimação… Seguindo a mesma lógica dos comentários anteriores,todas as situações de uso contínuo e excessivo dos músculos (tendões) flexores dos dedos (no seu caso), podem originar ou até piorar a compressão deste nervo no punho. Logo, é importante que voce tenha alguns períodos de pausa no seu trabalho ou até mesmo evite os movimentos que causem dor (eu sei que na prática isto é muito difícil). De repente seria interessante voce diversificar os trabalho.. enfim, voce deve se policiar!!!

      Com relação ao tratamento fisioterápico, o uso de splints durante o trabalho costuma aliviar bastante a dor. A fisioterapia no seu caso é super indicada, uma vez que ela promoverá a redução desta inflamação, auxiliar a “lubrificação” dos tendões, aliviar sua dor e te orientar nestas questões do trabalho.

      espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só falar.
      Abraços,
      Gabriela

  • GIVALDO FERREIRA LIMA

    EU gostária de saber,se no meu caso de TENDINOPATIA, haverá cura,sabendo se que sou professor e exercito atividades escrevendo no QUADRO NEGRO, muito obrigado pela atencão.

    • Gabriela

      Boa tarde Givaldo,

      Como ja disse em outros posts, é muito dificil só pela história avaliar se tem cura ou não. Cada um responde de uma forma. Pode ser que voce faça a reabilitação e melhore em 1 mês, ou em 1 ano. Não tem como saber!Só no dia a dia mesmo, a medida em que seu corpo for respondendo, é possível uma análise melhor. Voce ja se submeteu a algum tratamento fisioterápico??? O mais importante a fazer é tentar identificar o fator causal do seu quadro que, provavelmente está relacionado a movimentos repetitivos. Uma boa alternativa seria o uso de “munhequeiras” rígidas para tentar impedir a movimentação excessiva do punho durante a escrita. Seria legal também se voce conseguisse modificar suas aulas usando outros instrumentos (computador, projetores etc…).
      Procurar um especialista é extremamente importante para que o quadro não se agrave!
      Espero ter ajudado.
      Qualquer dúvida, meu email:gabriela@clinicamoove.com.br

  • marli rocha dos santos crulhe

    OLA, ESTOU COM TENDINOPATIA NO OMBRO ESQUERDO,QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO PARA MIN , OBRIGADA ABRAÇOS.

    • Gabriela

      Marli,

      O foco do tratamento da tendinopatia está relacionado com a causa. Não existe um protocolo ideal. É bastante importante que voce suspenda as atividades que causem incômodo, e realize um trabalho específico para o alívio da dor (caso esteja presente), reforço muscular de toda a musculatura relacionada com o ombro, e correções biomecânicas da região. Logo, é extremamente importante a avaliação e acompanhamento de um fisioterapeuta que seja capaz de identificar todas essas questões.
      Abraços,
      Gabriela

  • Claudia Caxias

    Olá, fiz uma ressonância dos joelhos e deu o seguinte resiltado:
    Artropatia degenerativa leve fêmoro-tibial caracterizada por diminutas formações ósteo-hipertróficas e afilamento/irregularidade da cartilagem de revestimento nos bordos ósseos apostos, notadamente no côndito femoral medial.
    Afilamento difuso/irregularidade da cartilagem de revestimento do vértice/faceta medial da patela e dos aspectos central/medial da tróclea femoral, com aspecto de diminuto osteófito central associado nesta topografia. Alteração na intensidade de sinal-substancial do restante das cartilagens de revestimento patelar e troclear. Diminuta formação cística intra-ligamentar localizada junto a origem do ligamento colateral medial (bursa adventicia) Tendinopatia justa-insercional leve do quadriciptal e junto a origem da porção medial do gastrocnêmico. Moderado derrame articular com espessamento sinovial associado. Plícassinoviais médio e supra-patelares. Edema no plano subcutâneo da região pré-patelar superficial.

    Pode dizer de forma clara o que deu no exame???e qual seria o tratamento?
    Desde já agradeço…
    Cacau

  • Patricia Santos

    Sou Patricia, boa noite Gabriela! Sou portador de fibromialgia+ ler e tendinopatia crônica, sou operadora de caixa há 1ano e 8 meses. Sinto dores insuportavéis muita das vezes. Bati uma ultra-son dos ombros que acusou tenossenivite e atinge o nervo do meu pescoço como se eu estivesse com torcicólogo. Qual o melhor tratamento p/ isso e se tem cura? Obrigada

    • Boa tarde Patrícia, a gabriela está de férias e estou respondendo para ela OK !

      A tenossinovite, é uma inflamação da bainha mais externa do nervo, isto acontece por movimentos repetitivos e por longo período de trabalho na mesma posição.
      Este quadro, associado a fibromialgia, somatiza e muito os sintomas !
      Para a tenossinovite, temos que acabar primeiro com a dor para depois tratar as causas. Procure um médico para que ele receite um antiinflamatório e faça compressas de água quente na região do pescoço ( toalha com água quente ) por 20 minutos. Faça alongamentos leves da musculatura do pescoço ( procure um fisioterapeuta ou um educador físico para te auxiliar nos alongamentos ) e o principal, diminuir sua carga de trabalho e movimentar mais o corpo. Passado a dor, temos que trabalhar os desbalanceamentos musculares, flexibilidade, etc… mas para isto precisamos avaliar para saber as causas.
      Qualquer dúvida entre em contato com a clínica: contato@clinicamoove.com.br ou 2512 9505. Obrigado

  • Luiz Carlos Santos

    Gabriela, boa noite!

    Tenho 36 anos e resolvi mudar meu estilo de vida e comecei a praticar musculação e corrida. Em menos de 4 meses sai da inércia para corridas de 6 a 8k. Recentemente estava treinando 9 e meu próximo passo era chegar a 10k na rua. Passei de 112 para 102kg. O problema é que eu vinha sentindo de fortes dores no tendão de aquiles. Desconfiava de ácido úrico e, por isso, sempre tomava anti-inflamatórios e a dor passava…recentemente consultei meu ortopedista e ele tirou uma radiografia e pediu uma ressonância magnetica. Constatou tendinopatia. Tomei uma injeção e comecei um tratamento a base de remedios devidamente receitados, gelo e muito descanso…. Também precisarei de fisioterapia e um tempo sem corrida.
    Minhas dúvidas: voltarei a correr? após quanto tempo de tratamento? meu treino anterior foi superdosado? errei em alguma coisa? quais os cuidados devo ter durante o tratamento? que atividades posso realizar nesse período, visto que desejo manter e até melhorar meu condicionamento físico.

    Agradeço sua atenção!

    Luiz Carlos, Bauru-SP

    • Olá Luiz, meu nome é Gustavo, trabalho com a Gabriela e vou responder a sua pergunta, a Gabriela está em uma viagem !

      Primeiro de tudo, fique tranquilo, que você voltará a correr em breve !
      Lesão crônica de tendão ( hoje você ja não possui uma TENDINITE e sim uma TENDINOSE !! ) muitas vezes são chatas de se tratar ! Quando falamos de lesão, sempre temos que lembrar de que N fatores contribuem. Desta forma, temos: Força, Estabilidade, Rigidez Muscular, Balanceamento Muscular, Peso Corporal, Tipo de Calçado, Volume X Intensidade, etc…. Enfim, vários fatores que somados, levarão a sua lesão !!

      Sei poucas informações sobre você, mas levando em consideração o peso informado ( não sei a sua altura ) podemos afirmar que vc estava em Sobrepeso ou Obeso ? Em caso afirmativo, o excesso de peso é um fator muito importante na tendinopatia, pois mais carga, mais sobrecarga esta sendo imposta ao tendão ! Outro fator poderia ser o seu tipo de pisada, poderia estar correndo com um calçado inadequado, estar com a musculatura fraca e até mesmo ultrapassando o que o seu corpo aguenta.

      O tratamento do tendão muitas vezes é demorado e para o sucesso devemos intervir em todos estes fatores que falei acima. E varia muito de pessoa para pessoa, tem pessoas que melhoram em 1 mes e pessoas que levam 5 meses para melhorar. Cada caso é um caso !

      Enquanto esta parado, pode fazer atividades que não geram impacto em suas pernas, atividades como: Bicicleta, Deep Running, Transport ( Elíptico ).

      No retorno, lembre de ir bem progressivo, quem dará o seu feedback será a sua dor ! Dor é sinal de estresse, no retorno, faça apenas atividades que não te gerem dor !

      Lembre de reforçar a sua panturrilha com exercícios excêntricos, pois é o tratamento mais efetivo para a tendinopatia crônica.

      Qualquer dúvida entre em contato: contato@clinicamoove.com.br

  • cristina

    Oi. Boa tarde.
    Fiz um ultrasson dos punhos e a conclusão foi: tendinopatia no 2 tunel á direita e tendinopatia do 4 tunel á direita, o médico que fez o exame disse que estava imflamado. Faço movimentos repetitivos de 8 á 10 horas por dia. O que é isso . Tem cura. Tratamento resolve?
    Obrigada.

    • Olá cristina, meu nome é Gustavo e trabalho com a Gabriela, ela encontra-se em uma viagem e responderei para ela !

      Primeiro de tudo, tem cura sim, fique tranquila. Possivelmente está com a Síndrome do Túnel do Carpo, que é muito comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos.

      Faca compressas de gelo por 20 minutos, 2 a 3x ao dia ! Procure um fisioterapeuta para que ele possa trabalhar os desbalanceamentos, aliviar a sua dor e principalmente para aprender os exercícios para que possa fazer sempre em casa.

      Qualquer dúvida entre em contato: contato@clinicamoove.com.br

  • Rubenilson

    dotora eu tenho tendinopatia no meu ombró e eu pefúro solo para petrobas eu tenho que permaneçer nessa fução dotora e essa doença tem cura dotora

  • Gabriela Zanotti

    Olá Rubenilson,

    Pode ficar tranquilo que tem cura sim!

    O sucesso do tratamento vai depender de diversos fatores. Voce está sentindo dores?
    A dor é sinal de stress. Se durante o trabalho estiver sentindo muito incomodo, por mais disícil que seja, é importante dar uma pausa para que sua musculatura tenha um tempo de “descanso”.
    O uso de gelo por 20 minutos ajuda a aliviar os sintomas.
    Evite fazer movimentos com o ombro que ultrapassem a cabeça, pois isso predispõe ao desenvolvimento de lesão .
    O ideal é voce procurar um fisioterapeuta e fazer um trabalho muscular específico para o tendão acometido e para a região da cintura escapular.

    Qualquer dúvida: contato@clinicamoove.com.br

  • Edgar Luiz

    Bom dia. Tenho tendinopatia no ombro esquerdo. Isto significa o fim da musculação, não é?

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Edgar,

      Para voce entender melhor, o termo “tendinopatia” pode se referir a diversas condições dolorosas que acometem os tendões, e, frequentemente, ocorre devido a algum tipo de sobrecarga.
      Esta sobrecarga pode ser devido a vários fatores, dentre eles o desequilíbrio muscular. Logo, a musuculação é indicada sim! Voce deve ter o cuidado com movimentos repetitivos e /ou excessivos e não deve fazer nada que aumente sua dor.
      O ideal é que voce faça os exercícios acompanhado de um fisioterapeuta.

      qualquer dúvida: contato@clinicamoove.com.br

  • Madalena

    Olá sou professora há quase 15 anos. Atualmente tenho 350 horas distribuídas na rede municipal e estadual.
    Sinto muita dor no ombro, no pescoço e até na cabeça. Fiz uma ressonância e acusou tendinopatia moderada. Gostaria de saber a gravidade da situação uma vez que li que existem: a leve, a moderada e a grave.

    • Olá Madalena !!
      O Grau da tendinopatia depende e muito dos sintomas e restrições do movimento, fale um pouco mais sobre a sua dor, está com restrição do movimento ( consegue elevar o braço em 180 graus ? Sente dores em quais movimentos, etc… )

      Como experiência, professores tendem a ter muitas causas para dores em região de cervical e pescoço, que vão além da tendinopatia. Tensões do nervo, desbalanceamento da musculatura das costas, tensão muscular, são as causas mais frequentes de dores em professores. Ex. quando você escreve no quadro com o braço sempre acima da cabeça, um complexo movimento de escápulas ( homoplatas ), clavícula, úmero acontece. Se este mecanismo não esta muito bem alinhado, alguns músculos podem trabalhar mais que os outros, pode ocorrer movimento onde não devia ter movimento, encurtamentos musculares, etc… fazendo com que ocorra sobrecarga em nível muscular e neural ! É importante procurar um bom fisioterapeuta para avaliar seus movimentos e funções musculares, acredito que a melhora das suas dores estarão relacionadas a esta conduta.
      Qualquer dúvida entrem em contato: contato@clinicamoove.com.br

      Obrigado

  • Taís Caldas Balta

    Haw!Dra Gabriela estou com uma grande duvida, espero que possa me ajudar.
    Tenho 27 anos, sou biologa,e tenho um “caroco”no calcaneo direito. Ontem fui ao ortopedista e ele me pediu para fazer um raio x e um ultrassom do meu pé. Fiz e retornei. Ele me disse que meu esporao calcaneo nao estava calcificado, por sorte! Que tinha que fazer 10 sessoes se fisio, aplicar uma ampola de diprosan e tomar scaflan.
    Nao sou medica, apenas estou um pouco confusa se seria possivel me recuperar com apenas esse tratamento.
    Minha duvida vem do fato de que eu tenho isso ha mais de dez anos. Fui atleta ate os 17 anos, depoios disso faco apenas caminhada tres vezes por semana. Embora ha mais ou menos um mes nao faco nada pelo fato de nao suportar por tenis e nenhum sapato fechado. dai minha procura pelo medico. mesmo assim nao coloco sapato fechado por nao gostar, uso apenas nas caminhadas mesmo.
    Agradeceria muito se pudece me ajudar.
    Obrigada, Taís Caldas Balta.

  • Taís Caldas Balta

    Ah! Gabriela, esqueci de dizer que meu quadro foi diagnosticado como tendinopatia no tendao de aquiles.
    Obrigada, uma vez mais.

    • Gabriela Zanotti

      Bom dia Taís,

      Eu acho que no seu caso a fisioterapia trará ótimos resultados!! Voce foi atleta de qual modalidade?? Como estava seu treino da caminhada? Voce corre ou só caminha? A grande parte das lesões na corrida estão relacionadas ao erro de treinamento, por isso a importância do acompanhamento de um treinador.

      Com relação ao tratamento, o número de sessões que voce fará vai depender da resposta do seu corpo. Cada um é um. Não da para prever quantas vezes. O seu quadro álgico, pelo que voce contou está intenso. Neste caso, a fisioterapia dispõe de diversas modalidades para o alívio da dor. Com relação a tendinopatia, cabe ao profissional descobrir qual o principal fator causal. Se foi por fraqueza muscular, calçado inadequado, alteração importante na sua pisada, rigidez muscular… Portanto, eu aconselho a voce, fazer uma avaliação biomecânica da sua marcha para avaliar todas essas questões.
      Muitas vezes, a confecção de palmilhas que aliviem a pressão na região do esporão e corrigem possíveis desalinhamentos apresentam ótimos resultados em pacientes com o seu quadro. Mas tudo depense de uma boa avaliação.

      Qualquer dúvida, pode me enviar email. Espero ter ajudado.
      abraços

  • Daniel

    Olá!

    Bem…há uns dois meses atrás tive uma tendinite que só afetava meu dedo médio esquerdo. Fiz ultrassonografia, fisioterapia e aparentemente meu problema estava resolvido. Só que essa semana as dores voltaram.

    Trabalho com Informática e essas “dores” me incomodam muito. Também toco guitarra, então imaginem o desânimo que é ter tendinite justo no dedo. 🙁

    Vou voltar ao médico, mas gostaria de saber o que eu poderia fazer em casa pra amenizar essa “dor” (coloco entre aspas porque não é uma dor realmente, é mais um incomodo).

    Obrigado, tudo de bom e até mais.

  • gabriela

    Boa tarde Daniel,

    Pelo que voce me contou, boas opções para aliviar o seu incomodo, seria a realização de exercícios de alongamento e fortalecimento para a musculatura dos dedos e punho(que provavelmente voce conhece, já que fez fisioterapia) com ênfase na fase excentrico do movimento. O uso de bandagens tem ótimos resultados no alívio da “dor”.
    é importante que voce observe o posicionamento da mão durante a digitação.

    Abraços,
    Gabriela

  • Alex Martins

    Boa tarde Gabriela!

    Estou com tendinopatia insercional dos adutores longo e curto,no meu caso já sei que foi escesso de jogo, 3x por semana e mais academia(condicionamento fisisco com showbol), já estou parado a 40 dias, fazendo fisioterapia, gostaria de saber se apenas com a fisio vou melhorar e quanto tempo aproximadamente e se realmente tem cura?

    Abraços,

    Alex

    • Gabriela Zanotti

      Ei Alex, tudo bem?
      O principal fator lesional voce já tirou, que é a sobrecarga devido treino excessivo. Agora é focar nos exercícios. Com certeza, uma fisioterapia bem feita e bem específica para a sua atividade trará ótimos resultados. Infelizmente não posso prever o tempo de tratamento pois isso varia muito de acordo com a resposta do seu corpo ao tratamento, e o tipo de terapia que voce está recebendo.
      De notícias da sua dor depois.
      Abraços e boa sorte

  • Sandra S Rosa

    Fiz uma cirurgia de ligamento há 5 anos, agora estou com tendinopatia e extensa lesão na cartilagem articular do cÔndilo femoral medial , deformidade do menisco medial e pregas sinoviais espessadas!!
    Será que poderei voltar a jogar tenis?? tenho 50 anos!!

    Abraços

    Sandra

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Sandra,
      que tipo de cirurgia foi a sua? Como foi sua rebilitação no pós operatório? Desde a cirurgia voce nunca mais jogou tênis? Está fazendo alguma atividade? Todos esses fatores são de extrema importância para que eu possa opinar sobre seu caso. Aguardo mais informações sobre seu caso e inclusive sobre sua dor (caso apresente). Abraços

  • carla viana

    Olá Sou Carla e meu marido fez uma RM do joelho que diagnosticou:
    – rotura do corno posterior associada a cisto parameniscal
    – alteração degenerativa do corno posterior do menisco medial
    – discreto edema fibrilar no ligamento cruzado anterior podendo apresentar lesão intersticial
    – tendinopatia patelat justa-insercional distal incipiente
    – derrame articular
    Ele é motorista de ônibus, não faz atividade física e tem 39 anos.
    Pode me esclarer se é grave e o que já pode ser feito até ele retornar ao médico?

    • Gabriela Zanotti

      Olá Carla,
      Como começou a dor do seu marido? Ele sofreu algum trauma ou pratica alguma atividade? Como está o joelho dele, apresenta algum inchaço? Ele está sentindo dor? Usou ou usa algum medicamento para esse caso? Todos esses fatores são importantes para que eu possa te orientar melhor. Aguardo retorno. Abraços

  • Alex Martins

    Bom dia Gabriela!

    Primeiramente obrigado pelo retorno.
    Estou fazendo pilates, a fisio já encerrei, me sinto bem melhor, tbem já retornei com os exercicios, logico com uma carga ainda menor, sabendo que de agora em diante, irei fazer bem menos exercicios e optar só por alugns dias da semana para jogar. apenas sinto ainda um leve e pequeno desconforto na região da virilha. Novamente obrigado e parabéns pelo blog.
    Abraços e sucesso!
    Alex.

    • Gabriela Zanotti

      Olá Alex! Que bom que está tudo dando certo.Agora é ir no limite da sua dor e lembrar SEMPRE que o esporte e a musculação caminham juntos! Sucesso pra voce e obrigada por nos acompanhar. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraços

  • Roberto Neto

    Ola Gabiela,

    Sou Roberto e pratico esportes, especialmente corrida há muitos anos . No ano passado participei de minha primeira maratona e iniciei no Triathlon. Esse ano, buscando um desafio maior me inscrevi no Ironman do mexico que vai acontecer no final desse ano.
    Nunca tive problemas com lesoes nos treinos , mas recentemente, comecei a sentir umas dores no calcanhar direito apos as corridas. No dia seguinte à corrida pela manha as dores eram intensas no calcanhar direito mas iam diminuindo ao longo do dia, o que de fato nao chegava nem a incomadar depois, apenas se eu voltasse a correr. Preocupado com o prognostico dessas dores procurei logo um ortopedista o qual me diagnosticou com tendinopatia insercional aquilar. Me passou 10 sessoes de fisioterapia , antiinflamatorio e suspesao temporaria das corridas.
    Minha duvida é entender quais as possibilidades de eu poder voltar aos treinos o mais breve possivel e em quanto tempo, haja visto que treino para um IronMan requer inicio pelo menos 5 meses antes do dia da prova, e o que eu posso fazer para agilizar mais ainda minha recuperaçao. Será que corro risco de ter que cancelar o IronMan? Correr num ritmo moderado, com dores bem leves atrapalha a recuepraçao?Tenho 39 anos, 76 kg e 1,77 mts.

    • Gabriela Zanotti

      Olá Roberto, tudo bem? Que bacana que está treinando pro Iron. Eu acompanhei a prova esse ano em Floripa (que por sinal foi sensacional) e treino muitos triatletas. O treino pro Iron é muito puxado, requer muita disciplina e vai no limite do corpo mesmo. No seu caso é muito necessário e trará ótimos resultados um treino muscular específico, justamente pra evitar que outras lesões ocorram. Eu recomendo para esse caso que voce me contou, exercícios excentricos de panturrilha diários, que voce dê uma olhada no seu tênis, se está ideal pra voce, observe se a corrida está influenciando na dor. Faça um bom acompanhamento fisioterapêutico que vai dar tudo certo. Nada de cancelar IronMan!!! Observe também os treinos.A maioria das lesões na corrida ocorrem por erro de treinamento e, no seu caso, o volume e a intensidade altos demais pode estar gerando muita sobrecarga. Nada de desanimar. Espero seu retorno com notícias boas. Abraços

  • Mara Rosane Machado

    Bom Dia Gabriela
    Sou Mara tenho 52 anos trabalho como funcionária publica.
    Exercia a função de merendeira e servente durante seis anos, comecei apresentar um problema de coluna devido ao movimento repetitivo consultei a ortopedista que solicitou RX onde acusou vários problemas e comecei tratamento com medicamentos e sessões de fisioterapia diminuiram as dores,e por ordens médicas fui remanejada para outro cetor para evitar os movimentos repetitivos,hoje trabalho como recepcionista/telefonista mas em dezembro comecei a sentir uma forte dor no cotovelo esquerdo voltei a ortopedista com quem me trato, a mesma solicitou uma ultrasom do cotovelo, o resultado foiu,Tendinopatia calcica do Triceps Braquial ela me receitou 3 cxs de tramadol e nimesulide e dez sessões de fisio ja acabei a fisioterapia e os medicamentos, mas não senti melhoras e a dor intencificou até o ombro quase não consigo movimentar o braço,como sou alégica a diversos medicamentos torna o tratamento um tanto restrito pricncipalmente a anti-inflamtórios,isto tem cura ou algum outro tipo de tratamento, oque significa este diagnóstico? se eu mobilizar o braço por um determinado tempo aliviaria a dor pois está insuportavel ja não consigo mais dormir por não ter uma posição adequada.
    Aguardo seu parecer.
    Abraço

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Mara,
      O ideal é voce fazer mais sessões de fisioterapia. Voce fica muito no computador? O número de sessões que voce precisa quem determina é o seu corpo. Sinceramente, eu acho 10 sessões pouco. O foco da fisioterapia no primeiro instante deve ser o alívio da sua dor, que pelo visto está bastante intensa. Tente evitar carregar peso pelo menos agora no início e, assim que estiver apta, inicie o trabalho de reforço muscular tanto da musculatura do braço, como também da musculatura das costas, que interfere bastante nessa articulação. A imobilização pode até aliviar sua dor, mas não vai tratar a causa dela e ainda dependendo do tempo que voce imobilizada pode gerar outros desconfortos. Portanto, o ideal é que voce opte por outros recursos que aliviem a dor.Por isso a fisioterapia é tão indicada.Ja tem quanto tempo que a dor iniciou? Ja que voce é alergica a alguns medicamentos, tente optar por um anti-inflamatorio natural: o gelo. Voce pode colocar no local da dor por 20 minutos para aliviar a dor. Me mantenha informada do seu quadro. Abraços

  • EDILEUSA LOPES

    Gabriela sou Edileusa e trabalho há 11 anos como camareira, a mais ou menos um ano venho sentindo muitas dores nos meus polegares como se fosse uma enflamação já fiz ultrasom e o medico falou que erra tendinopatia já fiz ate uma filtração e uma dos lados más não obtive melhora o que você me diz.O que devo fazer não queria deixar de trabalhar na minha função desde já muito obrigada.

    • Gabriela Zanotti

      Edileusa,
      Voce chegou a fazer algum tipo de fisioterapia? Procure um especialista que possa avaliar seu quadro e te orientar sobre a terapia ideal. De repente, ele pode indicar o uso de algum tipo de órtese pra voce usar durante o trabalho de forma que alivie a dor.
      abraços

  • Edileusa

    Boa tarde,
    Muito obrigada pelas dicas, mas na minha cidade não tem ortopedista.

  • ola1 sou maria machado! tudo bem? senti dores no quadril direito que nao me deixava dormi sobre o lado! fiz ultra som e deu taendinopatia! ainda nao levei no medico ! só daqui a um mes! quero saber o que é e a causa! por favor! tenho 61 anos professora aposentada pratico musculaçao 2x por semana e ginastica pra maturidade 3x! popsso continuar com meus exercicios? eu adoro a academia e faço tudo com orintaçao do prof! tambem caminho na rua quando o tempo ajuda1 obrigada!

  • tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo

    tenho tendinopatia na perna esquerda superior e gluteo. somente antiinflamatorio resolve ou tem q ser feito outro procedimento?
    pratico futvolei na praia.
    devo repousar 100% ou há outra atividade p ajudar?
    obrigado.
    ronaldo mendes

  • tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo

    tenho tendinopatia na perna esquerda superior e gluteo. somente antiinflamatorio resolve ou tem q ser feito outro procedimento?
    pratico futvolei na praia.
    devo repousar 100% ou há outra atividade p ajudar?
    percebi q quando faço aquecimento antes das atividades não sinto dores no decorrer, mas caso contrário a dor se torna insuportável.
    obrigado.
    ronaldo mendes

    • Gabriela

      Boa tarde Ronaldo,
      O Antiinflamatório voce está pretendendo tomar por conta propria ou foi indicaçao de algum profissional? Na minha opiniao, o fato de voce praticar esporte e estar com 2 tendões comprometidos é sinal de que alguma coisa nao esta funcionando bem, concorda? O antiinflamatório vai te ajudar no alivio dos sintomas, mas a causa do problema provavelmente vai persistir e pode ser que depois voce lesione novamente. Sendo assim, o ideal seria voce procurar um bom profissional capaz de avaliar como está o seu treino, como está sua forca muscular, flexibilidade, biomecanica do movimento. Com esses dados em maos, poderemos interferir diretamente na causa do problema e impedir que outros acontecam.
      é bem característico da tendinopatia que os sintomas aliviem com o aquecimento antes das atividades. Continue fazendo e lembre-se sempre que a dor é o limite!
      O gelo tambem pode ser seu aliado neste momento. 20 minutos de aplicacao após os treinos ajudam a controlar o processo inflamatório.
      Qualquer duvida estou a disposiçao.
      abraços,
      Gabriela

  • tendinopatia coxa posterior esquerda e gluteo

    tenho 36 anos e 73kg.
    obrigado
    ronaldo mendes

  • Ivan Peroro Alves dos Santos

    tenho tendinopatia do supra espinhal nos dois ombros e sinto muitas dores ao fazer qualquer esforço fisico e estou a01 ano e treis meses afastado do trabalho .sou operador de máquinas ( empilhadeira,retroescavadeira,pá carregadeira e motorista de caminhão .

  • Gabriela Zanotti

    Ivan, tudo bem? O seu trabalho exige muito do seu ombro.Movimentos repetitivos constituem uma das principais causas de tendinopatia. Com certeza voce precisa de um fortalecimento da região do ombro e cintura escapular. Procure um profissional que possa te indicar exercícios específicos para voce.
    Abraços

  • Anderson

    Boa tarde fiz uma RM recentemente e acusou isto ” – Tendinopatia do supraespinhal, com pequeno foco de lesão parcial na superfície
    articular do terço médio desse tendão, em associação a discreta irregularidade da cabeça umeral
    adjacente, com diminuto cisto e discretos edemas subcondrais associados.
    Gostaria de saber o que significa,pois o médico que me consultou falou que eu estava curado,e já venho a 10 meses de dor decorrente de uma fratura que já consolidou!!

    • Gabriela

      Olá Anderson,
      Se voce ainda sente dor e a RM acusa uma tendinopatia, então voce deve procurar um tratamento. Sugiro que procure um fisioterapeuta, pra avaliar qual a conduta ideal, principalmente porque voce já está há bastante tempo com dores. Voce usa muito a articulaçao do ombro? qual a sua profissão? Voce teve que tipo de fratura? Fez alguma reabilitaçao?
      As outras alterações apresentadas provavelmente estão relacionadas a fratura que voce teve, não se preocupe!
      abraços

      • Anderson

        Desculpe a demora pra responder !!! Sou técnico em refrigeração,e minha função exige bastante o uso das articulações. Atualmente trabalhando pela marinha…onde me encontro afastado a mais de 1 ano,pois continuo com dores,e foram duas fratura na cabeça do úmero. Fiz varias seções de fisioterapia mais a dor ainda me incomoda bastante !!!

  • celia

    Ola Gabriela,meu exame de usg de que estou comTendinopatia do extensor e flexor comum,sinto muitas dores no cutuvelo ,minhas mãos formigão muito durante a noite,e inchão com facilidade,tem cura?

  • Patrícia

    estou com tendinopatia associada a peritendinite no glúteo mínimo. Gostaria de saber o que realmente é isso, tem que ter repouso??

  • Gabriela

    Olá Patrícia,

    O que significa é que além da tendinopatia no tendao do músculo glúteo mínimo, voce também está com inflamaçao do paratendao, que nada mais é do que o tecido responsável pela proteçao e nutriçao do tendao. Para saber qual melhor tratamento no seu caso, é necessário que voce procure um profissional que possa te avaliar e sugerir uma conduta específica. Em alguns casos anti-inflamatórios sao indicados. Com relaçao às atividades, voce deve fazer um repouso relativo. Ou seja, fazer apenas o que não provoca dor ou incomodo na região.
    Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida é só entrar em contato.
    Abraços

  • Katia de Paula

    Olá, boa noite. Meu nome é Katia, a uma semana tenho fortes dores no joelho esquerdo. Fui ao hospital, o médico imobilizou e me pediu uma ressonancia.
    Resultado deste exame foi o seguinte:
    Proeminente meniscose medial posterior.
    Discreta condropatia patelar.
    Cisto poplíteo de Baker.
    Tendinopatia patelar insercional tibial.
    Gostaria de um esclarecimento sobre esse diagnostico e qual o melhor tratamento?
    Agradeço sua atenção.

  • oi Gabriela ,eu fis uma ultrasonografia que na conclusao dis que tenho sinais de tendinopatia do tendao do supraespinhal,associada a calcificacoes distroficas ,oque significa isto mim esclarece por favor sinto muitas dores no ombro. shirley

  • silvana

    ola me chamo silvana , sinto dores nos braços o q doi mais e o esquerdo tenho sofridomuito c isso ‘n posso mais varrer uma casa ou passar o pano co e de costume , fiz exames de ultra sonografia doos ombros, o resultado, foi ,observando-se padráo ecoxtetural difusamente heterogeneo bilateralmente. tendinopatia, obg

    • gabriela

      Olá Silvana,
      Infelizmente apenas com a descriçao deste resultado observado é impossível orientar algo. É necessário que voce faça uma avaliaçao mais específica com o objetivo de avaliar qual ou quais músculos estao comprometidos, afim de se fazer uma reabilitaçao individualizada. Contudo, evite fazer os movimentos que te causam dor.
      abraços

  • gabi

    Olá Gabriela,
    Toda vez que faço exercício de musculação, principalmente cadeira extensosa, agachamento e leg press, volto da academia sentido uma dor no joelho direito… fiz uma ressonância no joelho e deu que eu tenho tendinopatia insercional incipiente.. você sabe me dizer o que é isso??
    Obrigada

    • Gabriela Zanotti

      Ei Gabi,

      Provavelmente voce está com uma tendinopatia do do tendão patelar. Evite os exercícios que te causam dor. Existem milhões de outros exercícios que podem sustiruir esses que voce faz. Outra opção é diminuir a carga do exercício e verificar se os sintomas alteram. Nõa é necessário e nem indicado que voce pare com o fortalecimento. Apenas ajuste o exercício de acordo com a sua dor.
      Abraços

  • ivan gomes

    tendiopatia com suptura intrasubstancial, fiz cirurgia ligamento do tendão de aquiles…vou sentir dor???

    • Gabriela Zanotti

      Olá Ivan, infelizmente essa é uma pergunta que varia muito de cada indivíduo e de como o seu corpo vai reagir no pós operatório. é comum sentir fisgadas, ou até mesmo dores nas primeiras semanas de reabilitação, quando voce começa a movimentar mais. O ideal é voce fazer a reabilitação com um fisioterapeuta, pois, caso a dor te incomode existem varias técnicas para inibi-la. Bos sorte

  • Cleonice Maria dos Santos Matos de Assis

    Faço pilates há 5 anos e agora me apareceu uma tendinopatia calcária em tendão subescapular. Vou consultar com
    médico especialista em ombro mas, gostaria de saber se só com pilates consigo resolver este problema.

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Cleonice,
      O ideal é que voce faça o pilates com um fisioterapeuta de forma que, caso haja necessidade, ela saiba utilizar de outras técnicas disponíveis para tratá-la. O pilates vai ajudar no fortalecimento do músculo acometido, no equilíbrio musculoesquelético da região da cintura escapular e ombro, melhora da postura, consciencia de movimento. Logo, se voce já está acostumada com a atividade e está bem amparada por um profissional qualificado, o pilates pode sim ser uma boa alternativa para voce.
      Abraços

  • rita de cassia r.l.

    Olá, boa tarde Gabriela? eu gostaria de saber,o que é tendinopatia crônica incipiente..desde já agradeço.

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Rita,
      Conforme explicado no post acima, o termo tendinopatia engloba as lesões que acometem os tendões. Pode ser usado para se referir a lesões agudas ( traumáticas súbitas e intensas que ocorrem imediatamente ou dentro de algumas horas) ou cronicas (se desenvolvem lentamente), que é o seu caso.Essa diferença é importante pois é ela que vai determinar qual o tratamento mais indicado.
      abraços

  • michele leoni da silva

    Boa tarde ,Gabriela! meu nome é michele, já fazem alguns dias que meu pé inchou e eu não consigo pisar direito,então fui ao médico fiz um ultrassom e foi detectado uma tendinopatia, porém fiquei com dúvidas quanto ao diagnóstico pois não faço caminhada,não uso salto alto. Quero ressaltar que não sinto dor, só não consigo pisar normalmente. Será mesmo tendinopatia? Abraços Michele

    • Gabriela Zanotti

      Bom dia Michele, estive fora uns dias e só agora vi seu post. Como esta a situação atual do seu pé? Ainda doi? Pra eu responder com firmeza sua pergunta, eu tinha que ver o seu pé. Na dúvida procure opinião de um outro especialista. Voce chegou a cair ou o pé enchou sem nenhum motivo especifico?
      abraços

      • michele leoni da silva

        olá, Gabriela só agora tive tempo de ler sua resposta. Quanto ao meu pé não sinto dores e não cai, simplesmente o pé as vezes encha e quando fico muito tempo parada e quando me levanto de manhã não consigo pisar direito.A lesão é no dedo médio direito. E não consigo movimentar os dedos direito. Se possível gostaria que voce me respondesse se eu corro o risco de ter a ruptura dos tendões e o que isso implica? Obrigada pela atenção, abraços Michele.

  • Gabriela eu tenho esta doença no ombro direito só que a minha estar muito avançada, tenho 46 anos nossa é um dor insuportável, vou sempre ao médico na maioria das vezes tomar algumas injeções é com que dar um alivio, mais logo volta de novo. O médio falou que eu tenho Tendinopatia supra espinhal e
    Artrose acrômio clavicular, tomo medicamento anti-inflamatórios constantes mais dói muito. Já não tenho força no braço como antes. Será que esta doença mesmo avançada tem cura? Abraços Maria de Lourdes

    • Gabriela Zanotti

      Olá Maria de Lourdes,
      Voce está fazendo reabilitação ou algum tipo de exercício para o ombro? Qual a sua profissão? Em casos mais avançados, existem algumas indicações cirúrgicas para o ombro, por isso a importancia de procurar um especialista. Se voce estiver em Belo Horizonte posso te indicar um médico excelente para avaliar sua situação.
      Abraços

  • ricardo cabanas

    comecei a sentir dor na articulação do braço direito(cutuvelo) depois d alguns dias acordei com o dedo do meio da mao direita amortecido e isso nao passa , ja esta me encomodando o q eu faço.

    • Gabriela Zanotti

      Olá Ricardo, isso passa sim! é muito comum a dor do ombro irradiar para a mão. O ideal é voce evitar de fazer os movimentos que provocam incomodo, e procurar um especialista para indicar a reabilitação mais eficaz no seu caso. Medicamentos muitas vezes são indicados e controlam bem os sintomas.
      Abs

  • Oi tudo bem? eu fiz alguns exames nesses meses e tive um laudo de Tendinopatia do extensora,a tendinopatia eu sei o que significa e extensora o que significa?
    Obrigada pela Atenção!

    • Gabriela Zanotti

      Bom dia Shyrlanne,
      “Extensora” significa o grupo muscular acometido.
      Exemplo: musculo extensor longo dos dedos.

      Abraços

  • Arilson Alcantara

    Boa Noite! Após um lance bobo no futebol, senti uma dor muito forte no joelho direito e desde então sinto dores. Após uma ressonância a conclusão foi a seguinte:

    Pequeno volume de derrame intra-articular
    Estiramento/ruptura parcial na inserção femoral do ligamento cruzado anterior
    Meniscose parcial

    O que isso implica diretamente em minha vida esportiva, pois sou praticante de Futebol e tênis. Vou continuar as minhas práticas?

    Grato.

  • Marisa

    Bom dia Gabriela,tenho dores nos braços e ombro esquerdo, fiz a ultrassonografia e deu tendinopatia com calcificações nos supras-espinhais e bursite sub-acromial/sub-deltoidea bilateral.
    Gostaria de saber o que é isso e qual tratamento recomendável.

    • Gabriela Zanotti

      Bom dia Marisa, o seu diagnóstico significa que você está com uma tendinopatia da musculatura que realiza principalmente o movimento de elevar o braço, além de uma inflamação da bursa que é uma estrutura que protege que osso impacte com outro. O ideal é voce evitar de fazer os movimentos que causem dor e que exijam muita força, e procure uma ajuda profissional.

  • Olá Gabriela, meu nome é Adélia e sou de Minas Gerais.
    Há mais ou menos cinco meses senti uma dor forte nos quadris.Fui ao ortopedista e ele me pediu ultra-som.Fiz e deu que eu estava com um nódulo linfático.Fiz dez sessoes de fisio e ajudou na dor. Depois fiz ressonancia e o resultado foi o seguinte:
    Discreta bursite trocantérica e tendinopatia insercional do glúteo minimo,sem rupturas.
    Enfim,eu caminho durante 1 hora todos os dias.Dou a volta do lago de minha cidade á tardinha.Gostaria de saber se posso continuar a caminhar durante esse tempo todos os dias.
    Um grande abraço e obrigada
    Como vou saber sua rsposta.vc manda e-mail?

    • Gabriela Zanotti

      Olá Adélia, tudo bem?
      Na verdade, que vai dizer se voce pode caminhar ou não é a sua dor no quadril. Se voce caminhar e sentir algum incomodo durante ou após atividade, será necessário alterar o treino. Seja diminuindo a intensidade, duração ou frequencia. Além disso, o fortalecimento da musculatura é extremamente importante para evitar qualquer recorrência.
      Qualquer outra duvida, meu email é: gabriela@clinicamoove.com.br.

      abraços

  • Sirval Coelho Magalhaes

    Olá, Gabriela, meu nome é Sirval, á cerca de sete meses comecei a sentir dor fraca no cotovelo direito e nos moculos do antebraço,punho e dedos minimo,anelar e médio.Mas depois a dor foi ficando mais forte e descomforavel e junto veio dorrmencia perda de força.Meu trabalho é operador de caldeira à lenha, a lenha fica em frente acaldeira empilhada em metros cúbicos, de todo peso meu trabalho é arremessar a lenha para o interior da caldeira chego arremessar 35 metros por jornada de trabalho,fui ao médico do trabalho,ele fez Raio X,que deu resultado normal, e fiz esame USG de cotovelo, e o resultado foi Epicondilite lateral de moderada intensidade à direita. E outro esame USG. MUSCULO ESQUELETICO,o resultado foi, tendinopatia dos extemsores à direita.A consulta foi a quatro meses atrás,fui medicado, peguei atestado de um mes com braço imobilizado (tala) voltei ao trabalho e os sintomas estavam piores não coseguimdo trabalhar meu emcarregado me deu ferias,agora já se passaram 15 dias que recomessei no trabalho e me sinto pioramdo.Gotaria de saber qual o nome desta emfermidade, se é grave, se tem cura eo que devo fazer já que não houve melhora?
    ATT:
    SIRVAL.

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Sirval,
      Infelizmente só o repouso não é suficiente para o seu caso. A epicondilite é uma inflamação que acontece nos tendões do cotovelo. No seu caso, a inflamação provavelmente é decorrente de uma sobrecarga, já que voce tem uma carga alta no trabalho.
      Como a musculatura é muito exigida, é indispensável o fortalecimento da musculatura de toda a região. Portanto, o ideal é que voce procure um bom fisioterapeuta.
      abraços

  • valdeci

    Bom dia doutora,
    Estou em tratamento desde finais de 2008, na primeira RMN foram mostrados vários problemas: lesão do menisco medial com fragmentos ao redor dele, tendinopatia leve/moderada do semi-membranoso, desalinhamento, desgaste das cartilagens (condropatia da patela) etc…. (o texto na íntegra, é outro, é só uma rápida explicação). Ontem fui pegar o novo exame (fiz 3, um por ano), e para minha surpresa a lesão de menisco já não existe mais, o derrame articular está sem volume significativo, apenas os tendões parecem estar com esses problemas : Tendinopatia justa-insercional leve do quadriciptal e do semi-membranoso.
    Estou fazendo fisioterapia 2 vezes por semana e exercícios leves em casa com uma bolinha de borracha macia e uma bola de futebol de borracha não muito cheia, por orientação da minha fisioterapeuta. No máximo 15 minutos de exercícios leves e sem movimentos rápidos e exercendo pouca força sobre as bolas.
    O meu médico, numa consulta anterior, me disse que eu poderia fazer hidroginástica para “reativar” os músculos atrofiados.
    Minha grande e maior dúvida:
    Poderia eu trocar a fisioterapia pela hidroginástica ? Meu médico acredita que sim, eu é que estou na dúvida.

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Valdeci,
      Voce está sem dores atualmente?
      Pra voce ser dispensado da fisioterapia é necessário que o profissional faça uma avaliação do seu sistema esquelético. Força, ativação muscular, equilíbrio… A partir do momento que o objetivo for apenas fortalecimento, voce está liberado para dar continuidade onde preferir.
      Converse bastante com seu médico e com o fisioterapeuta
      Espero ter ajudado.
      abraços

  • rafaeloliveira

    ola babriela, estou com tendinopatia no ombro esquerdo tudo que eu faço doi muito, estou fazendo fisioterapia mais doi muito e fico com o braço inchado. como devo proceder?

    • Gabriela Zanotti

      Rafael, converse com o seu fisioterapeuta e veja a necessidade de procurar um médico para medicá-lo. O início do tratamento normalmente é mais dolorido mesmo. A boa comunicação entre voce e o fisioterapeuta vai ajudá-lo a saber qual a conduta mais eficaz no seu caso.
      abraços

  • marilza silva pereira

    oi..tenho tendinopatia do gluteo, se corro quase caio , sinto tantas dores na perna direita q chega ate trava, doi cochas, e abaixo do joelho e uma dor horrivel, sou costureira a perna que sinto dor , costuro com ela o dia inteiro ..o que voçê me aconselha fazer ? obrigada Marilza

    • Gabriela Zanotti

      Boa tarde Marilza,
      o ideal é que voce faça um programa de reabilitação para aumentar a capacidade do tendão em aguentar a carga que é exigida durante o seu trabalho. Se possível faça pausas durante a jornada de trabalho. Não deixe de procurar um bom profissional para acompanhá-la.
      abraços e boa sorte

  • VITOR HUGO

    tenho tendinopatia cronica nos dois ombros ja fiz cirrugia mas nao adiantou fiz fisoterapia mas adores continua fasso tratamento com ortopedista trabalho numa fabrica de chicote como auxiliar de produçao mas adores e imtenças no momento estou afastada a mais omenos 11 meses o que eu fasso qual e o tratamento adequado para essas dor emsuportavel

    • Gabriela

      Ola vitor. Qual tratamento voce tem feito com o ortopedista? As vezes so medicamentos nao sao suficiente. Procure um fisioterapeuta. Existem diversas tecnicas e exercicios capazes de aliviar as dores e, alem disso, apos qualquer cirurgia ortopedica, a reabilitaçao articular na fisioterapia com exercicios adequados é extramemente importante! Abraços

  • Gislaine

    ola meu exame deu tendinopatia bilateral em meus ombros tem algum tratamento desde ja agradeço

    • Gabriela

      Gisiane, o tratamento varia de acordo com cada um. Procureum fisioterapeuta capaz de identificar quais fatores podem estar causando sua tendinopatia e assim determinar qual tratamento é mais indicado. Existem diversas tecnicas diferentes. De qualquer forma, caso tenha alguma duvida me coloco a ua disposiçao para esclarecer.
      Abracos

  • CINTIA REH LOESCH

    MEU NOME EH CINTIA, E FIZ UMA RESSONANCIA MAGNETICA E A CONCLUSAO FOI:
    -CISTO POPLITEO.
    -AFILAMENTO DA CARTILAGEM DA PALETA NO VERTICE E FACETA MEDIAL.
    PERGUNTA-QUAL EH O MELHOR TRATAMENTO PARA ESTE CASO???É REALMENTE SOMENTE FISIOTERAPIA??POSSO CONTINUAR MINHA ACADEMIA?

    • Gabriela

      Cintia, o melhor tratamento é fortalecer bastante a musculatura do quadril e do joelho. Pode continuar a fazer tudo que nao piore a sua dor! Abracos

  • Márcio

    Já ouviram falar de acupunctura?

  • Antonio

    Boa tarde Gabriela:

    Venho sentindo dores no ombro e quadril direito ha 1 ano, fiz RNM dos membros e vou te passar o resultado.

    Ombro direito:
    Impressão diagnóstica: Tendinopatia do supraespinhal, Bursite subacroial/subdeltoidea, mínimo derrame articular e acrômio tipo 3 de Bigliani.

    Quadril direito: Tendinopatia insercional do glúteo minimo.

    Faço muito movimento com os braços, em media 2500 vzs ao dia na linha da cintura e levantando acima do ombro 8 hrs por dia e em pé!

    Tenho feito seções de fisioterapia( estou na 30º) mas sem melhora alguma!

    Continuo na mesma função, já pensei e pedir ao médico para me afastar mas não sei se o inss afastaria por este problema, por outro lado estou correndo o risco de ser demitido!

    Peço sua orientação, aqui no interior do Nordeste não temos muitos profissionais empenhados como vcs!!

  • Gabriela

    Ei antonio, tudo bem?
    Pra tentar te ajudar melhor, me conte o que voce tem feito na fisioterapia. 30 sessoes sem melhora, alguma coisa tem que melhorar! Os movimentos repetitivos no seu caso, tem um peso grande no seu quadro de dor. Comonao tem como voce diminuir a quantidade de movimento por causa do seu emprego, é preciso aumentar a capacidade do seu tendao em aguentar essa demanda.
    Fico esperando seu contato.
    Abraços

    • Antonio

      Estou fazendo os alongamentos, exercício de fortalecimento com elástico, ultrassom e gelo.

      Mas acredito Gabriela que não houve melhora por estar realizando a mesma atividade laboral, marquei consulta com o ortopedista e vou solicitar um laudo para tentar uma mudança de função!

      A saúde no pais estaria em outra condições se tivéssemos mais profissionais capazes e competentes como vc!!

      Parabéns pelo seu ótimo trabalho!

  • yuri

    Boa tarde doutora Gabriela meu nome é yuri tenho 15 anos e pézo 46 k…hoje a tarde lógo depois do meu treino de futebol quando eu tirei a chutera que mechi meu pé veio uma dor fórte no meu tendão e 3 dos meus dedos do pé esquerdo encolheram para baixo do nada…eles se comprimiram. O que póde ter cauzado isso ? como pósso evitar ? vou ter que parar de jogar bóla ? PS:a chutera estava apertada….póde ter sido por cauza da circulação ? abraços

  • Lilian Maria Mancilha

    Boa noite,

    Já faço caminhadas há um bom tempo.Comecei em Fevereiro desse ano a praticar através de planilhas trotes/corridas sob orientação de um personal on line.Entretanto no dia 1/06 senti uma dor forte no tornozelo direito. Não caí, não torci ou algo semelhante.Coloquei bolsa de gelo nos três primeiros dias e depois bolsa de água quente achando que a dor fosse logo embora, mas infelizmente não foi o que aconteceu.Só hoje ficou pronta a ressonância magnética pedida pelo médico e só semana que vem ele poderá me atender novamente.Estou preocupada, parei de caminhar/correr desde então.O laudo é o seguinte:
    “Edema da medula do maléolo externo.
    Ligamento fíbulo-talar anterior espessado e com líquido ao redor compatível com estiramento.
    Alterações do sinal nos tendões fibulares compatível com tendinopatia.
    Diminuto derrame articular.
    Presença de edema de sub-cutâneo.
    Demais ligamentos e tendões íntegros e conservados.”
    O que a Drª. acha?Estava indo tão bem, não quero parar de correr.
    A Srª. acha que depois de melhorar deveria usar uma calcanheira e/ou uma tornozeleira elástica para dar firmeza no tornozelo?Moro numa cidade montanhosa, muitos aclives e declives e o local onde corro o terreno é de bloquete ou asfalto. Já me falaram que são os pisos que prejudicam mais os tornozelos, é isso mesmo?
    Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas.
    Abçs.

    Lilian Maria

  • Otto Travassos

    Parabéns pela paciência e atenção.

    Obrigado,

    Otto Travassos.

  • Eduarda Alves Coimbra

    Olá! Olha Lenise, me desculpe mas quem está errada é você.. abraços!

  • Alagoas

    Boa noite! Gostei do seu blog,muito bom.
    Minha tia tem tendinopatia no tornozelo,ela tem 64 anos,tem osteoporose.No caso dela pode ter uma boa recuperação,o tornozelo esta inchado e vermelho é normal?Ela faz caminhada e fisica.Obrigada!

    • Stefani

      Boa noite Gabriela.minha mae fez uma ressonância magnética e o resultado foi tendionopatia focal leve do fibular longo.ja fez muitas sessões de fisioterapia e não adiantou.sera que o caso se resolveria com um tratamento ou prescisa-se de uma cirurgia.obrigada aguardo sua resposta.

      • Stefani

        por favor leia novamente…Boa noite Gabriela.minha mae fez uma ressonância magnética e o resultado foi tendionopatia focal leve do fibular longo.ja fez muitas sessões de fisioterapia e não adiantou.sera que o caso se resolveria com um tratamento ou prescisa-se de uma cirurgia.obrigada aguardo sua resposta.

      • Stefani

        no tornozelo esquerdo foi a lesao obrigada.

  • Marco Aurelio S.Andrade

    oi Gabriela meu nome é Marco Aurélio ,moro em Campos e hoje fui pegar o resultado de uma Ultrassonografia e tomei um senhor susto , segue o achado: Tenossinovite bicipital
    Bursite subacromiodeltoidea
    Tendinopatia do supraespinhal
    Tendinopatia calcarea do subescapular e infraespinhal , isso sem falar na dor que estou sentindo , peço sua orientação para o exposto , ah é importante frisar que tenho 56 anos.
    Obrigado , tenho gostado de suas respostas ,parabéns.

  • Miralene

    Voce disse no texto acima: “Para se prevenir da tendinopatia é importante que o atleta realize um trabalho muscular voltado para a corrida, utilize um tênis inadequado (específico para sua pisada), aqueça antes das atividades, e não treine em excesso.” Não seria tênis adequado????

  • maria da graça

    Oi Gabriela a uns dois meses estou com esse poblema no tornozelo ja tomei varios remedios receitados pelos medicos nao adiantou nada oque eu faço obrigado maria da graça

    • Anônimo

      Maria da Graça, a tendinopatia é uma patologia multifatorial. Dessa forma, muitas vezes apenas o tratamento a base de medicamento pode nao ser suficiente. é preciso fazer uma avaliaçao adequada, afim de diagnosticar os possíveis fatores que podem estar relacionados com a lesao. Procure um bom fisioterapeuta que faça isso. Existem varios exercícios, alongamentos medidas analgésicas, palmilhas, que quando corretamente indicadas aliviam bastante o problema. abraços

  • jose costa

    Estou a aprender guitarra portuguesa há 3 meses, tendo exercitado com bastante intensidade o programa de aprendizagem. Fruto disso, foi acometido com uma tenosinovite do flexor do indicador, com rigidez matinal (tipo dedo em gatilho) e também diurna, e algumas limitações nos outros dedos, com dor no 5º. Tenho feito fisioterapia mas ainda não consegui resultados. Sou alérgico ao AINE´s. Como posso melhor a minha saúde tendinosa, reeducar o meu trabalho e qual a metodologia a utilizar. Estou realmente empenhado em aprender guitarra mas vejo-me cada vez mais incapacitado para o fazer. Neste momento, apesar de fazer alongamentos antes e depois de tocar guitarra, sofro bastante com dores ao tocar guitarra. Em repouso dos dedos não tenho dor. Gostava de ter a vossa opinião. Grato pela atenção

  • Anônimo

    estou com aumento do sinal no tendão subescapular (tendinopatia) alguem pode me explicar o que significa ?

  • Priscilla

    Oii, faço musculaçao e dobrei demais meu joelho no Leg press, e de lá p/ cá sinto dor no joelho apenas quando me abaixo (ou quando dobro a perna), fiz uma RNM e deu o seguinte: Tendinopatia justa-isercional leve do quadriciptal e do semimembranoso.
    Gostaria de saber o q realmente significa isso, qual pode ser o tratamento e se tem cura ( vou poder malhar normalmente?).
    Desde já , Obrigada

  • Ana Gabriela Xavier de Carvalho

    Bom dia Gabriela!!
    Meu nome é Ana Gabriela,tenho 33 anos e moro em Feira de Santana,na Bahia.
    Bom,eu gostaria de saber o seguinte:hà mais de 2 anos descobrir que tenho bursite trocantérica e tendinopatia no glúteo mínimo.Entretanto não pratico nenhum tipo de esporte.Como isso é possível?
    Será que é devido ao meu trabalho(fico muito tempo em pé)?
    Quero dizer,será que esse tipo de doença pode ser considerada doença ocupacional?
    Desde já agradeço!!!

  • Anônimo

    Gabrielaaaaaaa cadê você que

  • rutchelly

    Boa tarde … eu tenho tendinite no glúteo médio … vou iniciar ainda a fisioterapia RPG, porém não sinto dores fortes mas um leve desconforto ao sentar em um ônibus ou numa carteira da faculdade . Gostaria de saber se posso durante essa fase fazer caminhadas todos os dias .. vai piorar ou preciso esperar iniciar o tratamento??

  • Bom Dia! Fiz uma ultra-sonografia e constatou no ombro direito e esquerdo Tendinopatia supra-espinhal com aumento de líquido articular, gostaria de saber se poderia me explicar oq realmente significa e qual procedimento deve tomar. Obrigada.

  • izaltino de Melo

    Gabriela boa noite !!

    faz dois anos que venho me tratando de tendinite conforme exames resonancia magnética estou com rotura de 1cm no tendão do cotovelo direito precisou fazer uma cirurgia depois de 7 meses as dores ainda continuam fiz um novo exame e foi constatado que ainda estou com tendinopatia faço diariamente fisioterapia e não vejo melhoras ?? meu médico quer novamente fazer outra cirurgia não sei mais o que fazer…..estou afastado todo esse tempo sem poder trabalhar….

  • izaltino de Souza

    izautino de Souza
    Gabriela boa noite !!

    faz dois anos que venho me tratando de tendinite conforme exames resonancia magnética estou com rotura de 1cm no tendão do cotovelo direito precisou fazer uma cirurgia depois de 7 meses as dores ainda continuam fiz um novo exame e foi constatado que ainda estou com tendinopatia faço diariamente fisioterapia e não vejo melhoras ?? meu médico quer novamente fazer outra cirurgia não sei mais o que fazer…..estou afastado todo esse tempo sem poder trabalhar….

  • Senna

    SSa
    Prezada Gabriela, gostaria de tirar algumas dúvidas posso enviar o texto no seu email?

  • Andressa

    Gabriela boa noite,
    minha ultrasson esta dizendo q tenho nos ombros
    Tendinopatia do supraespinhal e
    Bursopatia subacromiodeltoidea
    o que isso quer dizer e se posso continuar fazendo academia(la eu faço pilates, bicicleta, esteira aerobica)?

  • Sarah de jesus

    Bom dia.

    Fiz uma ultrassom do punho direito, e o resultado foi derrame articular carpico heterogeneo do punho. Sabe me dizer o que significa?

  • Anônimo

    Eu sou jogador de basquete e rompi parcialmente o tendão de aquiles fiz as seções de fisioterapia e me recuperei e to voltando a jogar,gostaria de saber qual a tornozeleira mais incada pra essa situação,para continuar praticando?

  • Injeção errada pode inflamar o tendão no glúteo. Depois de uma injeção putz estou a 4 meses com dor e o médico disse que é tendinite?!

  • lais

    olá meu nome é lais tenho tendinopatia do subscapular esquerdo e tenho tenossinovite nos dois punhos,trabalhava como cabeleireira e agora to parada,faço fisioterapia mais a cada dia piora já tomei vários medicamentos,injeções e não passam as dores, será que é necessário cirurgia?

  • Anônimo

    Olá pessoal, tudo bom?
    Pratiquei corrida com bastante intensidade por um período de mais ou menos dois anos, parei, voltei a ganhar peso, passe dos 85 para os 124 KG, em questão de um ano, voltei a correr por um período de 8 meses, onde consegui baixar bastante o peso e as corridas… neste final de ano, desandei um pouquinho e voltei a ganhar peso, mas continuei correndo – OBS: corro quase que diariamente de 12 a 13 Km, todos os dias e só descanso no domingo. Há uns dois meses comecei a sentir umas dores na panturrilha e na parte da região pélvica. Entrei na internet e comecei ver algumas coisas sobre pubalgia. Resolvi ir a um médico ortopedista, onde ele me pediu uma ultrassom da panturrilha e uma Ressonância Magnética da bacia, onde hoje, para a minha surpresa, ao pegar o exame, me deparei com a seguinte conclusão:
    – Sinais compatíveis com osteíte pública com sinais de atividade inflamatória associado a alterações degenerativas;
    – Tendinopatia insercional dos adutores longos bilateralmente compatíveis com microvulsão.

    O que devo fazer?
    Descansar um pouco da corrida? Se sim, quanto tempo?
    Por favor, estou apavorado, pois gosto muito de correr, quero ficar curado logo dessas lesões e voltar a correr com bastante constância!
    Desde já, muito obrigado pela atenção!
    Alessandro Pimenta
    email: alessandrocba@gmail.com

  • Luciana Silva

    Olá! Me chamo Luciana tenho tenossinovite nos dois calcanhar. Gostaria de saber se posso fazer aeróbica e musculação? E quais exercícios posso fazer.
    Desde já muito obrigado.

  • Soninha

    Dra ,

    Tenho tendinopatia fibular no tornozelo . Posso usar bolsa de gelo para a dor?muito obrigada

  • ELSON

    Tenho tenho bursite trocantérica e tendinopatia do glúiteo mínimo , já passei por varias fisioterapias e nada adianta tomo vários remédios e somente tenho alivio de de uns vinte dias , já estou três anos desempregado por causa dessa doença a justiça negou o meu auxilio doença ,trabalhei contribui um bom tempo e não posso ter direito ,estou vivendo de ajuda das pessoas se alguém puder contribuir com alguma coisa serei muito grato (61)85102307.agn.0804 cont.023 op.00014178-0 ,elson ferreira.

  • tenho tendinites e tensionivites ,fiquei afsatada por quase um ano..o repouso e fisioterapia ,melhoraran muito ,mas a volta ao trabalho.. piorou ,a dor voltou rapido agora evoluiu para tendinopatia bursite e artrose ,, e vejo aqui falar que tudo isso ten cura .. ,alguns disen que cura nau ten só alivios ,mas o problema se origina de movimentos repetitivos ,conseguirei me curar se se nau ficar de repouso fora do emprego um bom tempo ,pq um ano nau foi suficiente .

  • Alesandra M. Rocha

    Gabriella, bdia! Observe o último parágrafo acredito estar escrito errado em ” … usar um tênis INADEQUADO …” Deveria estar escrito “…usar um tênis ADEQUADO ( adequado para sua pisada) … “.

  • Blog BH Race

    Olá Alessandra! Obrigado pela correção, o texto já foi corrigido.

  • maria

    olá sou cozinheira de um restrorante há 4 més veio sentido umas dores no ombro pensei que iá passar logo mais que nada foi ficando pior só agora que procurei um médico então fiz os exames é teu tendinopatia no meu ombro talvez até caso de cirugia ´não sei o que fazer pois não posso ficar sem meu trabalho será que posso pedir pra mim colocar em outro logal ou vão me mandar embora já tenho 3anos nese trabalho mais já sou cozinheira a muito tempo é o que gosta mais de fazer cozinhar por favor me ajunde estou com esse problema bjos maria do ceará fortaleza em 18 04 2015

  • Bom dia Maria,
    Pelo que pude entender seu caso é um pouco complicado pelo seu serviço, mas não pode negligenciar a saúde do seu ombro!
    A articulação do ombro é extremamente complexa e dependemos dela para basicamente tudo no dia a dia, infelizmente para dar uma opinião realista precisaria avaliar seu ombro para ver o quadro real.
    Mas a dica que posso lhe dar e a seguinte, faça fisioterapia para resolver a tendinopatia do ombro para evitar a cirurgia, a reabilitação e um processo extremamente simples, evite ao máximo a cirurgia pois ela vai te afastar do serviço por mais tempo, coisa que você quer evitar pelo que pude entender. Você pode associar a reabilitação do ombro com seu trabalho e realizar algumas alterações ergonômicas para evitar estas lesões novamente.
    Espero ter ajudado!

    Att,

    Matheus Mardenn
    Fisioterapeuta da BH RACE

  • Luiz

    Boa noite, Estava jogando tenis, e quando fui realizar um saque senti um estalo e uma dor forte, parei de jogar na hora, fiz ultrasson e o resultado foi uma tendinopatia do supraespinhal sem sinais de ruptura. Depois das 10 sessoes de fisioterapia, em fase final (8 sessao) fui realizar exercicios com halter de 1kg e durante a noite comecei a sentir as dores voltarem. Já faz 1 mes e meio e as dores voltaram como no começo, marquei consulta semana que vem, o que pode ter acontecido, meu caso é mais grave do que o primeiro diagnostico? Mesmo na fisioterapia meu ombro nunca foi o mesmo, quase sempre estalava no movimento de elevaçao frontal. Obrigado

    • Anônimo

      Olá Luiz,
      Para poder dar uma opinião mais respaldada eu precisaria te avaliar, entretanto posso te dar algumas informações que podem lhe ser uteis…
      Tendinopatia de supra espinho é talvez uma das lesões mais comuns a articulação do ombro. Entretanto necessitam de uma atenção redobrada, já que seu tratamento e delicado já que a redução de movimentos do ombro não e fácil de ser feita.
      O possível agravamento da lesão seria a ruptura parcial ou total do tendão, que é passível de cirurgia e com pós operatório demorado.
      Sugiro que converse com seu fisioterapeuta essas questões pertinentes a sua insegurança ou mesmo da recidiva do quadro para que juntos possam traçar estrategias validas para a reabilitação de seu ombro. Caso ele não seja aberto aos seus questionamento sugiro procurar outro profissional, o mercado esta cheio de boas opções.
      Mas o que definitivamente você não deve fazer é abandonar a fisioterapia, uma boa reabilitação é o diferencial de uma boa vida articular do seu ombro.
      Espero ter te ajudado de alguma forma, me colo inteiramente a disposição para ajuda-lo

      Att,

      Matheus Mardenn
      Fisioterapeuta da BH RACE

  • ATJR

    Boa noite,
    Em função de dores já há algum tempo no meu punho fiz por orientação do ortopedista uma tomografia cujo laudo final foi o seguinte: “tendinopatia do extensor ulnar do carpo”.
    O medico só me encaminhou para a fisioterapia. Não seria o caso de me recomendar um anti-inflamatório e compressas de gelo durante um determinado número de vezes ao dia?
    O que eu sinto na realidade é uma dor muito leve e não durante todo o dia. Só a fisioterapia seria suficiente? Em geral quantas sessões são recomendadas?

  • Edileusa de Jesus

    Obrigada pelas informações. me ajudaram .td q li é alfumas coisas que eu estou sentindo no momento.

  • Elisangela

    óla boa noite tenho dor no joelho o médico pediu um ressonância e deu tendinopatia do gastrocnêmio media e semimembranoso, e pequeno acumulo de liquido intra-articular. ele disse que esta tudo bem que eu poderia voltar as atividades físicas como musculação sô que estou em dúvida, e se voltar a doe devo continuar a prática. Tomo a medicação alivia mas se fizer esforço como ficar muito tempo em pé doí e incha um pouco.

Deixe seu email e receba nossa news