Blog

11/12/2009

Hora do Descanso

Coluna do treinador

 

Fim de ano e nenhuma prova significativa pela frente em Belo Horizonte! Para aqueles que já estão há mais de quatro meses treinando, evoluindo os longos, realizando treinos de velocidade e participando de corridas, sem dúvida essa é a hora de descansar!

Mas descansar não significa ficar parado completamente, sem nenhum tipo de atividade física e se alimentando mal. Durante esse período, entre o Natal e o Ano Novo, aconselho você a ser um atleta “pseudo-disciplinado”. Siga a sua planilha (que com certeza estará tranqüila), mas se estiver na praia e aparecer um bicicleta para você dar uma volta, considere seu treino já realizado! Se seus filhos por acaso te chamarem para andar de pedalinho, vá com eles e esqueça dos 30’ de trote que estava programando para fazer à tarde!

Como treinador, o que peço é para não ficarem totalmente inertes! Duas ou três semanas sem treinar podem compremeter a recuperação da velha forma.

E atenção! Atletas que se preparam para correr a Linha Verde não poderão se dar ao luxo de ficar muito tempo nesse ritmo de férias! Até dia 11/01 todos já deverão voltar a fazer planilhas mais elaboradas e treinos mais volumosos, para que façam uma meia maratona tranqüila em março. O mês de janeiro é importantíssimo em sua preparação! 

Já os atletas que entraram agora na BH Race e estão correndo a todo gás, podem e devem continuar firme no treinos! Vocês ainda estão adquirindo o hábito e a disciplina da corrida, e parar agora pode dificultar a retomada da atividade física. Não quero forçar ninguém a treinar no dia de Natal, sugiro apenas uma modificação nos dias de treino previstos na planilha.

O mais importante de tudo é usar o bom senso e prezar pelo equilíbrio! Aproveite sua família, curta sua viagem, leia, namore, brinque com seus filhos e, é claro, faça um trotezinho de 5km que ninguém é de ferro!

Forte abraço!

Compartilhe:

Receber comentários por email
Avise-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
CARLOS MONTALVANY
CARLOS MONTALVANY
14 anos atrás

Caro Mestre Iuri. Sábias palavras lapidadas pelo bom senso. Continue assim. O equilibrio é a palavra chave. Difícil e determinar qual é este ponto, mas você consegue com muita facilidade.
Um abraço.

Carlos Montalvany

Annette Loures
Annette Loures
14 anos atrás

Ei Iuri! É bom demais ler suas dicas. Você está sempre preocupado em nos proporcionar uma felicidade completa. Tanto faz se o atleta é um queniano, ou uma tartaruga, entrou na BH RACE tem que ficar feliz ! Este é o principal objetivo ! Obrigada por sua sensibilidade!
Abração.

Leticia Martini
Leticia Martini
14 anos atrás

Ei Iuri, obrigada pelas dicas. Nas férias é bom mesmo alternar o exercício, principalmente se for pra fazer um de baixo impacto que é pra descansar a musculatura e os ossinhos não é mesmo? Vou aproveitar pra voltar a pedalar com meu querido sogro (85 anos de muita energia e disposição!!!) ou jogar tenis com a família. Correr na praia vai ser também muito bom né!Um ótimo descanso pra você também e espero o Vitor pra gente bolar aquela meia maratona cheia de verdinhos!

Vamos Treinar?

Conheça o treinamento online BHRace. Corra onde e quando quiser, com orientação profissional.