Blog

02/11/2009

Glúteo Médio: dê bastante atenção a ele

Lesão

O músculo glúteo médio faz parte das estruturas que constituem o CORE e apresenta grande importância na estabilização da pelve e dos membros inferiores, promovendo uma biomecânica mais eficiente durante a prática esportiva. Mas qual a importância deste músculo durante a corrida?

gluteo medio

O glúteo médio se localiza na região lateral da pelve, conforme mostrado na figura. Durante a corrida, destaca-se por ser um potente estabilizador da região pélvica principalmente na fase na qual o membro inferior não realiza contato com o solo. Quando este músculo está fraco, observa-se queda excessiva da pelve durante a caminhada e a corrida, o que pode gerar alterações na biomecânica da coluna, quadril, joelho, tíbia e pé. Em conseqüência disso, o atleta apresentará maior risco de desenvolver lesões.

gluteo medio2

A) Bom alinhamento pélvico durante a fase sem contato com o solo B) Queda pélvica excessiva devido à fraqueza do glúteo médio

Para que isso não aconteça com você, preparamos um vídeo com um exercício para fortalecimento deste músculo fácil de ser executado e que proporcionará excelentes ganhos durante as próximas corridas. Para realizá-lo você deve deitar de lado, mantendo a coxa alinhada com o tronco. Comece com 3 séries de 12 repetições. Lembramos que o desenvolvimento da maioria das lesões no corredor depende de vários fatores e a fraqueza deste músculo representa apenas um fator. Portanto, não deixe de realizar a avaliação que determinará todas as alterações e correções adequadas. Assista e aprenda:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fIxNz6RQNeg&hl=pt-br&fs=1&]

assinatura_gabi


  • Annette Loures

    Olá gabriela,
    Seu texto está excelente! Gostei tanto que retuitei (RT@BHRace) e enviei uma cópia para meu treinador de musculaçào! Meus parabéns!

  • Gilvan Oliveira

    Olá doutora, estou com tendinopatia na inserção do gluteo medio (trocanter menor), a 1 mes esta doendo muito, fiz aplicação de corticoide e repolso, vou fazer o triathlon ironman em maio e não consigo correr que doi, o que posso fazer?

    Já fiz 3 ironmans( 1 no hawaii)e muitas provas de triathlon e nunca tive problemas musculares.

    • Amigo cometi o mesmo erro, inclusive fazendo ironman. Estou a 1,5 anos com essa tendinopatia. Cuidado não pare de maneira abrupta de treinar, faça Pilates e alongamento.

  • Gabriela

    Bom dia Gilvan, tudo joia?

    Voce sentiu alívio dos sintomas com o corticoide? Está fazendo algum reforço muscular específico para o seu esporte? Como esta´seu treino?

    Muitas lesões como essa, costumam ocorrer por treino inadeuqado e/ou excessivo! é muito importante que voce esteja bem orientado.

    Com relação a corrida, ja fez alguma avaliação para saber do seu padrão? Está usando um tenis adequado, ou trocou de tenis recentemente?

    Como a tendinopatia, é uma lesão multifatorial, todas essas questões são de grande importancia para sabermos qual o melhor caminho para voce.

    Abraço,
    Gabriela

  • Andorêquete

    Exercício meio fraco. Melhor seria no cabo amarrado a canela. Aquele feito de um crossover de uma academia.

  • Francisca

    Dr. Gabriela, Estou com tendinopatia do gluteo medio….( conseq. de esforço no exercicio de pilates. Já fuz 20 fisioterapias mais o medicamento e nao vejo resultado. Gosraria de receber orientaçõee; que tipo de tratamento devo fazer? devo usar gelo ou compressa quente… tenho 60 anos , ja tomei medicamentos e não vejo resultado…. Muito grata em receber sua orientaçaõ. Petrolina- PE Francisca

  • Gabriela Zanotti

    Olá Francisca, tudo bem?
    Realmente, se com 20 sessões e medicamento nãoo houve melhora alguma coisa está errada! Qual medicamento voce tomou? Chegou a fazer algum exame complementar (rx, ressonancia…). Tem quanto tempo que os sintomas iniciaram e atualmente como está sua dor? A tendinopatia muitas vezes tem causa multifatorial emtão todos esse fatores influenciam além de muitos outros. Aguardo seu retorno para que eu possa ajudar.
    Abraços

  • JORGE

    Fiz a ecografia do quadril e fui diagnosticado com Tendinopatia do Gluteo Minimo . com medicação não sinto dores (trosilax) no entato quando o efeito do remedio se acaba as dores voltam aos pouquinhos.
    Corro dia sim e dia não. Não sinto dores durante a corrida e sim depois.
    Quais exercicios poderia fazer em casa ? Gelo ajuda ?
    Abraços

  • Rosana

    Oi Dra Gabriela, essa tendinopatia do glúteo médio, pode aparecer em função de estar tomando Crestor para o colesterol?
    Att, Rosana

  • luciane peres

    sou luciane moro campo grande fiz r.m bacia conclusao :deu discreta tendinopatia do gluteo medio o que isso ? sou uma pessoa sedentaria gostaria de saber o que causa isso

  • Oi Dra. Gabriela , td bem?

    Eu tenho dores cronicas nos quadris a cerca de 5 anos…soua praticante de futebol amador, e a cerca de uns 6 meses nao consigo mais correr…NAs minhas RM do quadril saem entesopatia do adutor, tendinite dos gluteos medio e minimo…As vezes tento fortalecer parece q piora.Tenho feito fisioterapia e gelo direto, alem de ter tomado uma injeção de diprospan…..O ultimo medico q passei e o fisioterapeuta falam q é só equilibrar a musculatura, mas nao sinto firmeza mais no que eles falam,,,,,Será que a Dra. poderia me dar uma luz, pois estou afastado do futebol q tanto gosto..Abrços

  • UBIRACÉ FERNANDO ELIHIMAS JÚNIOR

    Boa noite, Dra Gabriela

    tenho dores há 5anos em região glútea do quadrante superior direito.

    minhas atividades sou médico faço ambulatório e enfermaria

    atividade que piora o quadro clínico: dirigir sempre agudiza meu quadro, meu carro tem cambio manual.

    Fiz uma RNM de plexo lombar, Coluna lombar, quadril e articulação coxofemural bilateral com contraste.
    A RNM demostrou tendinite leve de glúteo médio, mínimo e com aumento da espessura da gordura próxima ao tensor da fáscia lata bilateralmente o que pode ser indicativo de sobrecarga.

    já fiz: acunputura, RPG sem grandes melhoras apena alívio

    no momento estou fazendo osteopatia + crochetagem

    estou me exercitando 3 x semana (musculação) sem realizar corrida, apenas caminhada. Mas ainda tenho dores que pioram a noite com dificuldade de conseguir uma posição para dormir.
    No último ano ainda desenvolvi de quebra uma fasceíte palnta inicialmente a direita e depois a esquerda, que melhorou com com o tratamento combinado de crochetagem + Ultrasom + palmilha ortopedica(desenhada por especialista em podoposturologia).

    Existe alguma sugestão para meu quadro clínico que possa melhorar meus resultados?

    Atenciosamente,

    Ubiracé

    • Gabriela Zanotti

      Ubicaré,

      Voce ja experimentou fazer exercícios de fortalecimento para os glúteos? Talvez seja uma boa opção…
      abs

  • Antonio luiz

    Boa tarde Dr.

    Sou industriário e venho sentindo muitas dores no quadril do lado direito, fiz uma RNM, o resultado foi Tendinopatia insercional do glúteo mínimo, sem roturas.

    Desejo saber se é uma patologia curável e o que fazer para impedir que ela aconteça!

    Faço muito esforço físico empurrando umas bobinas de aço de 500kg!

    Venho fazendo fisioterapia mas não vejo resultado.
    Obrigado.

    • Gabriela Zanotti

      Olá Antonio,
      Voce chegou a tomar alguma medicação?
      Infelizmente no seu caso, o ideal seria diminuir a carga na região que, no seu caso, é bastante elevada. Tente fazer umas pausas durante o trabalho, e fortaleça bastante a musculatura glútea, bastante mesmo.
      Tem quanto tempo que a dor surgiu? O tratamento da tendinopatia varia muito, cada um responde de uma forma. Nao desista da fisioterapia, e evite fazer o que gera dor. Se observar que não esta adiantando, procure um médico e veja a necessidade de usar algum tipo de medicamento.
      abraços

      • Antonio

        Boa tarde,

        Esta dor surgiu a uns 2 anos e agora já começo a sentir no quadril esquerdo! Fiz uso de medicamento ( XEFO) e a dor passou, no entanto agora retornou!

        Fiz também uma RNM do ombro direito pois já sentia dores bem fracas a a pelo menos 3 anos se intensificando agora!

        Impressão diagnóstica:

        Tendinopatia supraespinhal
        Bursite subacroial/subteltoidea
        Mínimo derrame articular.

        O Ortopedista fez um relatório solicitando ao médico do trabalho que verificasse a possibilidade de me mudar de função! Até agora nada foi resolvido e as dores só aumentam!

        Faço movimentos repetitivos com as mãos e braços e pego muito peso!

        Só vejo uma solução: Sair da empresa, já que o médico é do trabalho e não do trabalhador!!

        Obrigado por tudo e parabéns pelo blog!

  • rosana mara furtado maia

    Dr. trabalho a 12 anos subindo e descendo escadas o dia todo,estava sentindo muitas dores e fiz uma ressonancia e deu : Tendinopatia avançada do glúteo minimo,com ruptura parcial junto á sua inserção e tendinopatia do glúteo medio associada a burcite troncaniana, por favor o que é isso tudo e qual o tratamento? posso continuar trabalhando normalmente?
    Há fiz o exame nos meus pés e deu também entesopatia calcárea do tendão de Aquiles e Fasceite Plantar.

  • Lucia

    Sinto muita dor , ainda quando fico muito tempo sentada.

  • Marcelo Vieira

    pratico corrida e tive que parar devido a uma idscreta tendinopatia insercional dos gluteos medio e minimo, associada a peritendinite (Ressonancia magnética). Tomei 7 dias de Celebra e fiz 10 sessões de fisoterapia e a dor sumiu. Após correr 3 x voltou. Não atrapalha a andar, mas não consigo correr. É caso de fazer exercícios para fortalecimento da região do glúteo? Quais seriam estes exercícios?

  • Anônimo

    Tendionapatia tenhe cura o e uma doenca cronica estou com essa dor 1equatro mes

  • Maria roseane da silva

    Ah tendinopatia minima e media tenhe cura qual tratamento devor fazer

  • carlos

    Boa noite, Dra Gabriela

    Venho pedir uma orientação sobre esse assunto ,pois tambem estou com dores.
    Eu fraturei costela e dedos em uma queda e por isso ,eu fiquei muito tempo deitado somente de barriga para cima ou de lado direito na cama,,e acho que por isso desenvolvi tendinopatia .
    eu tenho ido a consulta para ver as dores que sinto no peito devido a fratura da costela .ja fiz RM ,e Tomografia comp. do torax e estou tratando tudo porem . surgiu no terceiro mes essa dor no quadril direito a dra me passou ultrassonografia do quadril Direito.
    e aqui no resultado esta escrito assim:”Observa-se em inserção do músculo glúteo médio foco hipoecoico intrasubstancial ,sugerindo tendinopatia aguda”
    porem como estou tratando com prioridade dessa dor no torax que me angustia muito.
    esqueci de falar mais coma doutora sobre o gluteo ,e nao sei se é possivel tratar esse quadro clinico do gluteo somente com fisioterapia que ja estou fazendo,ou se tenho que tomar remedio junto com a fisioterapia.
    obrigado.
    carlos alberto

  • Taíssa Araujo

    boa noite, gostaria de uma orientação, pois estou em uma região do pais muito deficiente de bons médicos… ja fui a diversos ortopedistas e relalizei diversos exames, por apresentar uma leve dor no joelho direito e uma dor moderada no quadril, também no lado direito.
    Resultado da ressonancia: Joelhos (direito e esquerdo) não atestou nada, ja no quadril, atestou: Discreta tendinopatia glútea e lesão expansiva na região anexial esuqerda.
    O ultimo ortopedista que analisou os exames me passou mais 20 sessões de fisioterapia (ultrason, choque e infra), pois ja realizei 20 e passou outro remedio: diclofenaco colestiramina 70mg 2x ao dia – duas caixas e não proibiu a academia (60min de musculação 5x ao dia – intensidade moderada). Ja esta acabando a segunda e as fisios e continuo com dor moderada e tenho certeza que após finar a medicação via oral, voltará com força.
    Vc teria alguma orientação alternativa ou uma outra medicação que possa utilizar, pois para eu ir em outro médico teria que sair do estado por uns quatro dias e agora torna-se, esta possibilidade, inviável para mim.
    Obrigado,
    Taíssa

  • liza

    tenho um problema no quadril tenho um lado maior que o outro na parte lateral do bumbum ao quadril acredito que adqueri na academia malhando errado o que fazer para deixar igual?

  • Anônimo

    PROCURAR MEDICO SÓ VEJO COMO UMA TREMENDA FURADA O MELHOR É UM FISIOTERAPEUTA, POIS TOCAM O PROBLEMA, SENTEM O MESMO. MEDICOS , ORTOPEDISTA SÓ ENTENDEM DE OSSO QUEBRADO, POIS NEM OLHAM PARA O PACIENTE.

    • Anônimo

      Você precisa conhecer o dr.waldo lino

  • Anônimo

    Tenho tendinopatia no gluteo médio e toda reportagem que leio sobre o assunto diz que esse fator pode ocorrer devido a treinos incorretos (geralmente acontece em atletas), porém sou sedentária e não pratico esporte algum, muito menos agora que a dor no quadril é terrível. Estou pretendendo começar a academia mas tenho medo de só piorar meu quadro.

    • joao

      também estou sentido essa dor no gluteo. alguma dica pra melhorar?

  • Pedro

    Dra., quando sento parece que tem dois nodulos imensos nas nadegas; se deito de lado ou de costas tambem aparece essas bolas. Parece um inchacho e acaba pressionando toda a regiai e causandi dormencia e dor. EGostaria de saber se possivelmente tenho alguma inflamacai nos musculos gluteos-. Eu suspeito de duas injecoes de anti.inflamatorio e relaxante muscukar que tomei ha 1 mes. Ja fiz resonancia e ta tudo ok com a coluna.

  • Taciana Dematte

    Boa Tarde!
    Tive diagnóstico de Minima peritendinite glútea minima e média em 02/2012.Tratei na época com injeções,remédios,fisio,melhorou um pouco mas ai parei tratamento pois engravidei.
    Na gravidez sumiram de vez as dores. Agora meu bebe está com 10 meses e faz uns 3 meses que a dor voltou,nem consigo mais dormir do lado direito,lateja direto,quando sentada por muito tempo e levanto a dor é bem intensa.
    To sem poder ir no médico de mom.,to na verdade aguardando o médico me chamar (SUS) mas será que poderia me indicar bons remédios até a espera?!

  • william

    Boa noite Dra, Tenho dores constantes no quadril + do lado direito na ressonância acusou inflamação glúteo mínimo e médio, estou tomando UC2 com 5 mlg diacereina porem a dor não passa, já cansei de fazer fisioterapia com choquinho, não dao resultado o q devo fazer ?

    • joao

      willian também estou com esse problema. muita dor ao sentar no gluteo. fiz varias fisioterapia e nada de melhora. alguma dica

      • Anônimo

        João fiz um tratamento meio longo 6 messes ok tomei de 2 em 2 messes injeção de corticoide merolha gradual 3 doses ok e agora faço RPG 1 vez por semana e + os exercicios de rpg em casa melhorou até agora 85% mas tudo acho que foi por falta de atividade fisica constante, eu tava parado muito tempo sem fazer nada então falta fortalecer musculos etc…

  • Anônimo

    Fui diagnósticada com burcite no ombro direito. Agora tenho sentido fortes dores tb do lado direito do quadril, bem em baixo, penso eu ser no glúteo médio. Não prático atividades físicas. Pode ter alguma ligação com a burcite?

  • Sandra Regina

    Olá, tenho ruptura intersticial e peritentinite do tendão médio e mínimo e sinto muita dor, e tudo isso p tb tenho problema de impacto femural tipo pincer a 5 anos. Já faço tratamento e hidroterapia, mais não melhora. É só esforçar um pouco q fico com muita dor. Gostaria de obter mais informações.

    Grata, Sandra

  • anonimo

    olá notei que um lado do meu gluteo esta diminuindo mas não sinto dor poderia me ajudar ? o que pode ser ? obrigada

    • Assimetria muscular pode acontecer por vários fatores, mas não está associado diretamente há lesões, ainda mais que você não queixa de sintomas, mas é preciso observar a evolução do quadro!

      Se continuar o quadro assintomático a resolução da sua assimetria e resolvido com trabalho de fortalecimento e hipertrofia muscular feito em academia.

      Espero te ajudado

      Abraços

      Matheus Mardenn Oliveira

      • anonimo

        obrigado mais que médico devo procurar ?

      • A principio nenhum!
        Mas se isto lhe incomoda procure um fisioterapeuta para uma avaliação mais aprofundada quanto a hipotrofia muscular para poderem planejar juntos a solução
        Abraços

        Matheus Mardenn

  • Mirian Silveira da Conceição

    Eu estou sofrendo com essa dor mesmk tendinite no glúteo direito e muita dor e gostaria smde saber do que se é gerado isso a dor e intensa demais nossa como doe

Deixe seu email e receba nossa news